10 projetos no qual o BIM foi essencial e porque você precisa estar no #CONBIMXP

Não é novidade que a tecnologia BIM (Building Information Modeling) traz assertividade de celeridade os processos de obras públicas e serviços de engenharia, desde o projeto até a execução. Este software permite organizar de maneira estruturada e disciplinada o processo projetual ao manter num mesmo arquivo desenho, modelo e documentação de cada projeto. Seja através do ArchiCAD ou Revit, cada vez mais os escritórios migram para este tipo de ferramenta pelo auxílio que elas prestam aos arquitetos.

Para entendermos como o BIM funciona na prática, citaremos 10 projetos no qual foram realizadas por meio dessa tecnologia:

1) Incubadora Universidade Macquarie / Architectus

Os arquitetos trabalharam em colaboração com os consultores e empreiteiros para atingir um alto grau de resolução do projeto, através de meios tradicionais de reuniões e esboços, mas também crucialmente através da utilização de modelos 3D BIM.

2) Centro cultural da juventude de Nanjing / Zaha Hadid Architects

Este projeto foi o primeiro edifício construído em duas direções simultâneas na China – começando no térreo e avançando ao mesmo tempo para cima e para baixo. Foi inaugurado em tempo recorde depois de apenas 34 meses de obra!

3) Lè Architecture / Aedas

Com uma avançada Plataforma Green BIM e análise científica dos elementos de sustentabilidade, se alcançou uma perfeita integração da análise científica com a estética para a edificação.

4) Centro de Pesquisas Criativas Haier Global / DC Alliance + Snøhetta

Todo o projeto é feito em BIM, o qual permite a correção dos desenhos de todas as disciplinas para otimizar a qualidade do espaço ao máximo e garantir que não haja retrabalho.

5) Casa Enseada / Arquitetura Nacional

Com um prazo bastante apertado, o projeto e construção foram executados em menos de um ano. Por isso, mais do que nunca, o uso da ferramenta BIM se mostrou crucial. Como metodologia de trabalho, após a conceitualização de partido, foi feito um detalhamento preliminar, onde todos os materiais e fornecedores são definidos e todas as possíveis interferências são analisadas a fundo.

6) Campus Central de Inovação de Taiwan MOEA / Bio-architecture Formosana + NOIZ ARCHITECTS

O ciclo de vida do edifício foi levado em conta para a fundação da gestão operativa, que é determinada em função da demanda, o desenho e as características de cada espaço desde o começo da fase de implantação.

7) Escritório Regional e Internacional da Statoil / a-lab

Graças ao planejamento completo, avançada modelagem BIM e um diálogo frutífero orientado a soluções proveitosas, a equipe de arquitetos, cliente e proprietário, empresas de construção e todos os subcontratados foram capazes de completar o complexo projeto dentro do cronograma.

8) Casa Piedra Blanca / Pablo Lobos Pedrals, Angelo Petrucelli

O sistema BIM, além de relatórios e tabelas, constitui elementos representativos do processo inserido na arquitetura e, aqui, não alheios a esta, já que ajudam a compreender a magnitude e veracidade da construção física em suas etapas de projeto, eliminando qualquer incerteza.

9) Campus Örebro: Casa Nova / Juul Frost Architects

O detalhamento BIM foi único, com a cooperação baseada no diálogo fluído entre arquiteto, empreiteira e cliente, criou-se uma plataforma adequada para a formação do novo edifício.

10) Biblioteca Nacional de Sejong City / Samoo Architects & Engineers

Elementos estruturais importantes, como laje, pilares e núcleos foram modelados com BIM, a fim de confirmar a viabilidade dos programas necessários, bem como sua construibilidade. O BIM forneceu soluções para simulações de pré-construção de interoperabilidade entre as várias disciplinas e fabricação de painéis únicos e sistemas curtain wall que foram fundamentais para as geometrias originais deste projeto.

Fonte: ArchDaily

Viu só como o BIM é imprescindível para o sucesso dos projetos atualmente? Por isso, esperamos você no BIM EXPERIENCE!

Sabendo que este tema é de extrema importância para a formação de gestores que utilizam os softwares BIM em seus negócios e para os que ainda não iniciaram, a CON Treinamentos preparou #CONBIMXP!        

Totalmente online e REAL TIME, você terá oportunidade de passar 4 dias frente a frente aos pioneiros e mais experientes profissionais do setor!

Eles irão conduzir os participantes a uma imersão em conteúdos que abrirão seus caminhos para implantar, aplicar, exigir e vivenciar a metodologia BIM em obras públicas da melhor maneira possível.

Não perca a oportunidade de participar deste grande evento e obter informações valiosas para dominar o uso do BIM nas Licitações Públicas.

Já reserve na agenda: do dia 22 a 24 de novembro!

Faça sua inscrição aqui e rumo ao futuro com a CON!


Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp