Palestras, oficinas e debates abordando os principais procedimentos e boas práticas na estimativa de custos de contratações de obras públicas!
O Congresso
A décima primeira edição do Congresso Brasileiro de Orçamento e Formação de Preços de Obras Públicas será realizada nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2026, na cidade de São Paulo/SP, consolidando-se como o principal evento nacional dedicado à capacitação de profissionais orçamentação de obras públicas.
A adequada estimativa de custos de uma obra pública transcende a mera formalidade burocrática: trata-se de uma etapa decisiva para assegurar a viabilidade, a economicidade, a eficiência e a regularidade jurídica dos contratos administrativos. O orçamento-base traduz o projeto em termos econômicos e financeiros, sendo elemento indispensável tanto para a definição da viabilidade do empreendimento, quanto para a estruturação dos processos licitatórios e, posteriormente, para a fiscalização da execução contratual.
A cada edição, o Congresso tem se aprimorado para refletir os desafios contemporâneos da engenharia de custos.
O evento contará com palestras técnicas, oficinas práticas, mesas-redondas e talk shows, proporcionando uma experiência imersiva, que alia fundamentação teórica, estudos de casos reais, debate de jurisprudência atualizada e aplicação de ferramentas de análise de riscos e de simulação de cenários.
A presença dos maiores especialistas do país nas áreas de orçamentação, controle externo, auditoria e gestão de obras públicas – André Pachioni Baeta e Rafael Jardim – assegura um conteúdo de altíssimo nível, com enfoque prático, atual e diretamente aplicável às rotinas dos profissionais que atuam na Administração Pública, no setor privado e nos órgãos de controle.
O evento ora apresentado é voltado tanto para funcionários de empresas estatais, cujas contratações são regidas pela Lei 13.303/2016, como para servidores públicos das administrações direta, autárquica e fundacional que realizam contratações regidas pela Lei 14.133/2021.
Participe desse encontro fundamental para quem busca excelência na formulação de orçamentos, na gestão de contratos e na governança de obras públicas. O conhecimento técnico é a maior garantia de segurança, eficiência e integridade na gestão de recursos públicos.
Público alvo
- Gestores e fiscais de contratos;
- Servidores encarregados da licitação, contratação, recebimento e aprovação de projetos;
- Membros de comissões de contratação;
- Procuradores, Pregoeiros e Agentes de contratação;
- Integrantes de equipes apoio ao pregoeiro e ao agente de contratação;
- Gerentes de contratos de obras;
- Projetistas e empresas de engenharia consultiva;
- Advogados; Engenheiros, Arquitetos e Construtores;
- Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo;
- Gestores públicos em geral;
- Peritos judiciais;
- Orçamentistas;
- Concessionárias de serviços públicos;
- Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento, orçamentação, contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura.
Palestrantes

ANDRÉ PACHIONI BAETA
Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas.

ALDO DÓREA
Fundou e foi presidente da seção brasileira da AACE e atualmente é presidente da Academia de Engenharia da Bahia.

ELCI PESSOA
Engenheiro Consultor do TCM-PA e do TCE-TO, para auditorias em obras rodoviárias e pavimentação urbana.

RAFAEL JARDIM
Auditor Federal de Controle Externo e Secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU.
Investimento
PRESENCIAL
SÃO PAULO/SPVAGAS LIMITADAS!
-
Material de Apoio
-
Apostila exclusiva impressa
-
03 almoços + 6 coffee breaks
-
Networking presencial
-
Certificado de Participação digital
A CON Treinamentos oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes. Entre em contato com nossas consultoras.
Local do evento
Windsor Guanabara Hotel
Realize sua Pré-inscrição!
Para realizar a inscrição, preencha o formulário abaixo e aguarde o contato da nossa equipe.
Em caso de cancelamento da(s) inscrição(ões), seja por parte do órgão ou do(s) participante(s), ele(s) poderá(ão) ser realizado(s) até 5 dias úteis antes da data da capacitação. Após esse prazo, será possível indicar substituto(s) ou solicitar um crédito no valor da(s) inscrição(ões) para uso em uma oportunidade futura, dentro do período de 6 (seis) meses.
