Consultoria Executiva do Ministério da Economia auxilia órgãos públicos em planejamento e gestão estratégica

Funasa é a primeira instituição a aprovar o Plano de Implementação do Monitoramento da Estratégia, principal produto da iniciativa

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi a primeira instituição federal a aprovar, na última quarta-feira (30/9), o Plano de Implementação do Monitoramento da Estratégia (Pime) – principal produto da Consultoria Executiva em gestão estratégica da entidade. A Consultoria Executiva em gestão estratégica é uma iniciativa da Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia. Realizada por meio de parceiras e sem custos, tem por objetivo apoiar os órgãos e as entidades da Administração Pública federal na elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico institucional, para que se adequem ao previsto na Instrução Normativa nº 24, de 18 de março de 2020.

“O segredo de um bom planejamento estratégico está no monitoramento da estratégia. Por isso é importante haver uma instância como o comitê de governança, que direciona os objetivos e periodicamente se debruça sobre os assuntos estratégicos da entidade, tornando-os de fato algo vivo, orgânico, desenvolvendo e trazendo os resultados no planejamento e execução das políticas públicas”, avalia o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert.

A iniciativa também apoia as organizações no processo de implementação do monitoramento de suas estratégias de forma alinhada aos instrumentos de planejamento governamental, tais como o Plano Plurianual (PPA) e a Estratégia Federal de Desenvolvimento (EFD). As atividades realizadas são regidas por estruturas de trabalho específicas, que definem objetivo, alcance, duração, entregas e pressupõem contrapartidas por parte dos órgãos.

Saiba mais sobre a Consultoria Executiva.

Fonte: Ministério da Economia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp