Cursos para administração Pública

OBRAS PÚBLICAS

PLANEJAMENTO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA, PARA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E ESTATAIS: ETP, ORÇAMENTO, PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA PARA MANUTENÇÃO PREDIAL

Elaboração de estudos técnico preliminares, plano anual de contratação, gestão de riscos; afora toda a técnica para a construção do orçamento e elaboração de projetos.

ESPECIALISTA

RAFAEL JARDIM

DATA:

16 E 17 DE NOVEMBRO DE 2023

LOCAL:

FOZ DO IGUAÇU/PR

Apresentação

Leis 14.133/2021 e 13.303/2016 e com elas, novas ferramentas, conceitos, terminologias e desafios. A Lei das Estatais já propõe a melhora da governança para toda a empresa pública e sociedade de economia mista. A Nova Lei de Licitações, propondo a aplicação concreta de diversos conceitos de governança, especificamente para as licitações e os contratos. Em todas elas, uma grande importância à etapa de planejamento! ELABORAÇÃO DE ESTUDOS TÉCNICO PRELIMINARES, PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÃO, GESTÃO DE RISCOS; afora toda a técnica para a construção do ORÇAMENTO e elaboração de PROJETOS!

Este seminário, pois, propõe ao participante o acesso prático, contextualizado e organizado aos mais variados tópicos relacionados a todas essas novidades, especificamente voltadas à etapa de planejamento da contratação: Plano Anual de Contratações, Estudos Técnico-Preliminares, Gestão de Riscos, orçamento, contratação e elaboração do projeto descomplicando todas as novidades alçadas pela Nova Lei de Licitações e Contratos. Sem esquecer dos detalhes para a elaboração do termo de referência dos contratos de manutenção predial.

Elaboração passo-a-passo de um Estudo Técnico Preliminar em obra pública, exemplos concretos de avaliação de riscos de empreendimentos, conceito e implicações do novo termo “Obras comuns de engenharia”; consequências da nova definição de “obras públicas”; princípios legais impactantes na execução de obras e serviços de engenharia; licitações de e serviços de engenharia “apenas” com termo de referência ou com projeto básico simplificado; contratação integrada, semi-integrada e fornecimento com prestação de serviço associado; novos critérios de julgamento; disposições sobre orçamento de obras públicas; Procedimento de Manifestação de Interesse para a elaboração de projetos; o anteprojeto da contratação integrada e semi-integrada; nova terminologia para o projeto executivo; termo de referência para contratação de manutenção predial; TUDO ISSO E MUITO MAIS!!!

Mais que uma apresentação passo a passo das principais novidades da nova lei sobre o planejamento de obras públicas e elaboração de projetos, o treinamento pretende clarificar um standart de raciocínio para a solução dos problemas que rodeiam o tema – envolvendo a necessária relação entre engenharia, arquitetura e direito administrativo –, capaz de suportar a solução das mais variadas situações que fatalmente irão surgir no dia-a-dia dos agentes públicos que militam no planejamento e elaboração de projetos em obras públicas.

Aos fiscais, membros de comissão de licitação, orçamentistas, projetistas e gestores um compêndio historiado das trilhas legais para o bom e regular emprego de recursos públicos em obras públicas. Aos operadores do direito, uma extensa lista de construções factuais indispensáveis à correta subsunção jurídica de casos concretos nessa área.

OBJETIVOS DO CURSO:

  • Situar os participantes quanto às principais etapas de planejamento de licitações e contratos de acordo com as Leis 14.133/2021 e 13.303/2016;
  • Desenvolver uma visão crítica de um padrão de raciocínio legal para a solução dos problemas que rodeiam o planejamento de obras públicas segundo a nova lei, capaz de suportar a solução de situações gerais do dia-a-dia administrativo.
  • Sanear as principais dúvidas dos participantes em temas afetos a licitação, contratação, fiscalização e controle de obras públicas.

Público-alvo

-Fiscais de contratos, lideranças administrativas interessadas em conhecer o passo a passo para do planejamento e controle da Nova Lei de Licitações e Contratos;
-Servidores públicos da área demandante, da área técnica e do setor de licitações e contratos participam das diversas etapas do planejamento da licitação;
-Profissionais de controle interno e externo;
-Membros de comissão de contratação e agentes de contratação, para robustecimento e melhor gestão de risco dos processos licitatórios;
-Consultores jurídicos advogados, ordenadores de despesa, orçamentistas de obras públicas, engenheiros, arquitetos;
-Estudiosos no tema “Planejamento”; “Confecção do Termo de Referência e do Projeto Básico”; e “Pesquisa de Preços”.

Carga-horária

16 Horas

Certificado

de capacitação

Extras

04 coffee breaks + 02 almoços

Especialista

RAFAEL JARDIM

Auditor Federal de Controle Externo, é dirigente do TCU por mais de dez anos. Ex-Secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional e Ex-Secretário de Combate a Corrupção daquela Corte.
Coautor dos livros “Obras Públicas: comentários à jurisprudência do TCU” – 4ª Edição, “O RDC e a Contratação Integrada na prática”, “Lei Anticorrupção e Temas de Compliance” e “O Controle da Administração Pública na Era Digital”.
No TCU desde 2005, foi também titular da Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura, unidade responsável pela condução dos processos relacionados à Operação Lava Jato. Foi ainda Diretor da área técnica responsável pela fiscalização de rodovias. Ocupou os cargos de Secretário de Fiscalização de Infraestrutura de Petróleo e, também, de Fiscalização de Obras de Energia. Coordenou as fiscalizações do TCU atinentes à Copa do Mundo de 2014.

Investimento

R$ 3.190,00

A CON Treinamentos oferece propostas personalizadas para capacitação de grupos e equipes.

Entre em contato com nossas consultoras.

Pagamento

A inscrição poderá ser efetuada pelo telefone (41) 3068-3858, através do e-mail contato@contreinamentos.com.br ou pelo nosso site www.contreinamentos.com.br.

O pagamento deverá ser realizado em nome de Connect On Marketing de Eventos Eireli, CNPJ 13.859.951/0001-62 nos seguintes bancos:

BANCO DO BRASIL
Ag. 3041-4 – C/C 125211-9

BANCO ITAÚ
Ag. 0615 – C/C 21708-0

BRADESCO
Ag. 5720 – C/C 342.760-9