Revista da CGU recebe trabalhos sobre Ciência de Dados na Administração Pública

Autores podem submeter artigos científicos, relatos técnicos e ensaios revisionais curtos para avaliação no período de 8 de março a 18 de julho

A Revista da CGU divulga chamada de trabalhos para o Dossiê Especial “Ciência de Dados na Administração Pública: Desafios e Oportunidades”, a ser publicado na edição de dezembro de 2022, sob a coordenação dos editores convidados, os professores Alex Lopes Pereira (ENAP), Ricardo Marcacini (ICMC/USP) e Solange Oliveira Rezende (ICMC/USP).

Para compor o dossiê, a Revista da CGU convida autores a submeterem trabalhos no formato de artigos científicos, ensaios revisionais curtos ou relatos técnicos. Dentre os temas de interesse do dossiê estão:

Ciência de dados e auditoria governamental;
Ciência de dados e a avaliação de políticas públicas;
Ciência de dados no aprimoramento da gestão;
Ciência de dados aplicada à participação e ao controle social;
Tecnologias de Transformação digital na Administração Pública;
Uso da tecnologia na atividade correcional;
Uso de Big Data, Data Mining e IA no combate à Corrupção e Detecção de Fraudes;
Inovações Tecnológicas de Gestão Pública decorrentes da Pandemia; e
Aplicações para Governo Eletrônico.
Esta chamada especial ficará aberta no período de 8 de março a 18 de julho. As diretrizes para apresentação e envio dos trabalhos podem ser encontradas no site da Revista da CGU, por meio do endereço eletrônico: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/announcement/view/22.

Ciência de Dados na Administração Pública

A Ciência de Dados é uma área de pesquisa interdisciplinar que está recebendo cada vez mais atenção por popularizar o uso de métodos científicos para extração de conhecimento de bases de dados. Estatística, aprendizado de máquina, banco de dados, mineração de dados e textos, big data e recuperação da informação são exemplos de áreas exploradas por um cientista de dados.

A Administração Pública, por sua vez, está em constante transformação digital. A gestão eletrônica de documentos e os recentes estímulos para disponibilização de plataformas de dados governamentais abertos são exemplos de como grandes bases de dados digitais da administração pública estão atualmente disponíveis.

No entanto, extrair conhecimento dessas grandes bases de dados é um desafio de pesquisa na qual métodos e técnicas de Ciência de Dados podem fornecer soluções promissoras. Auditoria governamental, monitoramento de políticas públicas, transparência governamental, detecção de fraude e combate à corrupção, são alguns exemplos de soluções que podem se beneficiar com uso de métodos e técnicas de Ciência de Dados.

Sobre a Revista CGU

A Revista da CGU é um periódico científico voltado à promoção e difusão do conhecimento e da pesquisa de elevada qualidade em temas afetos às áreas de Controle, Auditoria, Correição, Transparência, Ouvidoria e Prevenção e Combate à Corrupção.

Cronograma

Lançamento a chamada de trabalhos: 08/03/2022
Encerramento do recebimento de contribuições: 18/07/2022
Resultado do processo de avaliação: 19/09/2022
Lançamento do dossiê especial: dezembro de 2022

Fonte: CGU

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp