Secretaria-Geral promove encontro para troca de experiências com gestores do Tribunal de Contas do Amazonas

Gestores e técnicos da Secretaria de Controle Interno e do Tribunal debateram boas práticas adotadas

Gestores e técnicos da Secretaria de Controle Interno da Secretaria-Geral da Presidência da República (CISET/SG/PR) e do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) reuniram-se, nos dias 3 e 4 de junho, no 1º Encontro para Troca de Experiências e Boas Práticas, fruto da assinatura do Protocolo de Intenções firmado pelos dois órgãos. O evento foi realizado na Escola de Contas Públicas do TCE-AM e contou com a presença de mais de 30 técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais do estado do Amazonas.

Na abertura do encontro, o Secretário de Controle Interno, Edson Sá Teles, frisou a importância da troca de experiências entre os órgãos em prol do compartilhamento mútuo de ações bem-sucedidas, que visam otimizar tempo e recursos públicos. Na ocasião, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro, destacou as ações desenvolvidas pelo TCE-AM, que podem ser úteis no desempenho das atividades sob a responsabilidade da CISET/SG/PR.

Com atuação no âmbito da Presidência da República, nas áreas de ouvidoria, corregedoria e auditoria, representaram a CISET a Ouvidora, Eveline Brito, o Coordenador-Geral da Lei de Acesso à Informação, João Francisco da Mota, o Corregedor-Geral, Vinicius Dantas, e os Coordenadores-Gerais de Auditoria, André Sena e Eduardo Mello. As apresentações tiveram como foco as boas práticas realizadas, com ênfase em ações preventivas.

Gestores do TCE-AM destacaram a sua atuação no controle externo e abordaram ações de capacitação e orientação às unidades jurisdicionadas. Ainda, mencionaram as avaliações realizadas pelo Tribunal, que culminaram na divulgação de índices de efetividade.

“Nós estamos obtendo boas informações, boas práticas do controle interno da Presidência da República, e nós também temos muito a dizer. É importante que o poder central tenha o conhecimento do que acontece setorialmente, do que acontece no Amazonas. Nós temos as nossas experiências bem-sucedidas, e vamos buscar informações naquilo que entendemos que é relevante”, afirmou o presidente do TCE-AM.

O Secretário Edson Sá Teles também levantou pontos importantes da Presidência da República que podem servir de exemplos para a Corte de Contas amazonense. “Nós coordenamos as áreas de auditoria, corregedoria e ouvidoria da Presidência da República, em que cada uma dessas áreas realiza um trabalho independente, mas coordenado pela Secretaria de Controle Interno. Nesta oportunidade, iremos compartilhar materiais produzidos pela CISET ao TCE-AM”.

O encontro contou também com representantes das Controladorias estadual e municipal, e ambos os órgãos manifestaram interesse nas ações da CISET, com a perspectiva de aproveitar as boas práticas compartilhadas.

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp