A 12ª edição do Encontro Nacional de Obras Públicas (Enop), realizada em Brasília, de 22 a 25 de setembro, chega ao fim celebrando várias conquistas: o maior número de participantes, os mais renomados especialistas do setor de obras públicas do país e a certeza de contribuir para o aprimoramento da gestão pública no setor de obras de infraestrutura.
O Enop reuniu mais de 500 participantes, presenciais e virtuais, nesses quatro dias de debates. O evento representa um marco na evolução da gestão pública de obras e serviços de engenharia.
Esse sucesso construído ao longo dos anos vem se consolidando e conquistando a confiança e a credibilidade entre as mais diversas administrações do país. A prova disso está na diversidade de participantes vindos das diferentes regiões em busca de mais e mais conhecimento e qualificação.
“O Enop é uma referência. Ele valoriza todos nós que estamos em busca de novos resultados na gestão pública”, afirma Gisvando Ferreira de Carvalho, analista que participa pela primeira vez do Encontro. O gestor público integra uma equipe de 25 servidores, entre analistas de Infraestrutura, fiscais de contratos, coordenadores de Fiscalização e Policiais Militares, que vieram a Brasília para participar do evento.
Gisvando, que cuida do planejamento de obras no Amapá, almeja, com a capacitação, aprimorar processos e oferecer serviços com eficiência e mais qualidade em seu estado. “Levarei para o Amapá uma bagagem rica de aprendizados, práticas exitosas e novas perspectivas sobre obras e políticas públicas”, garante. “O Enop é uma oportunidade única de troca entre profissionais de diferentes regiões, e quero aproveitar ao máximo para conhecer experiências que deram certo em outros estados, além de fortalecer o diálogo com outras lideranças e representantes. Meu objetivo é aplicar esse conhecimento para aprimorar os processos de participação nas obras públicas, incentivar o controle fiscal das obras e fortalecer as políticas públicas em minha localidade”, acrescenta o analista.
Segundo ele, a iniciativa do governo do estado em investir na capacitação dos servidores traz resultados benéficos, como a melhoria da qualidade do serviço público, serviços mais eficientes com melhor atendimento ao cidadão e menos erros, processos mais ágeis e a modernização da gestão pública. “Tudo isso reflete em uma maior confiança no Estado. Além do mais, quando o servidor se sente mais valorizado, ele tende a ter um maior engajamento”, finaliza.
O sucesso do Enop reafirma o compromisso da ConTreinamentos, promotora e organizadora do Encontro, com a inovação, a responsabilidade social, a maximização dos serviços prestados, a satisfação dos usuários e cidadãos, bem como a eficiência na governança pública. Dessa forma, a ConTreinamentos cumpre com excelência seu relevante papel na sociedade: o de capacitar para transformar a realidade da gestão pública brasileira.








