5 anos do Novo Código de Processo Civil: livro de procurador federal figura em lista de indicação do STF
“Súmulas e precedentes qualificados”, de Fábio Victor da Fonte Monnerat, é estudo detalhado sobre papel da jurisprudência e seu impacto no sistema de Justiça
Para celebrar os cinco anos do Novo Código de Processo Civil, a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do Supremo Tribunal Federal (STF), elaborou uma lista com 10 indicações de livros sobre Direito Processual Civil. Entre as obras, está o livro “Súmulas e precedentes qualificados”, do Procurador Federal Fábio Victor da Fonte Monnerat. O autor apresenta estudo detalhado sobre o papel da jurisprudência e seu impacto no sistema de justiça, em especial a eficácia vinculante de determinados pronunciamentos, a aceleração procedimental com base na prévia uniformização da jurisprudência em súmulas e precedentes qualificados.
“Ver sua obra selecionada como relevante pela Suprema Corte talvez seja o máximo que um autor de livros jurídicos pode esperar em sua trajetória, ao lado é claro da receptividade pelos leitores. O simbolismo é ainda maior quando o livro é apresentado pelo Supremo a propósito do significativo marco de cinco anos de vigência do novo CPC”, ressalta o Procurador Federal Fábio Victor da Fonte Monnerat.
A lei que institui o novo código foi sancionada em março de 2015, entrando em vigor no ano seguinte. Entre os destaques da legislação está o foco na determinação constitucional da razoável duração dos processos, a igualdade nas decisões em casos idênticos e a busca de soluções de conflitos por meio da mediação e da conciliação.
Segundo Fábio Victor da Fonte Monnerat, o diploma teve e ainda tem enorme impacto na administração do Sistema de Justiça.
“O Código se pautou por procurar sintonizar o processo civil brasileiro com os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, promover os meios consensuais de conflito e proporcionar segurança jurídica e igualdade, por meio da valorização da jurisprudência e racionalização dos feitos repetitivos”, destaca.
Livros indicados
Entre as obras indicadas pela Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, estão o livro “Processo Civil Contemporâneo”, do presidente do STF, ministro Luiz Fux, e o “Código de Processo Civil Comentado”, coordenado pelo Secretário de Altos Estudos do STF, Alexandre Freire.
A lista completa pode ser conferida no site do STF: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=462558&ori=1
*Com informações do STF
Fonte: AGU
5 anos do Novo Código de Processo Civil
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Notícias Recentes
Prazo para retomada de obras encerra em 17 de janeiro
15 de janeiro de 2025
Pesquisa Vozes do Serviço Público alcança 55 mil respostas
14 de janeiro de 2025