O acesso é permitido aos servidores federais de todo o país, mediante agendamento prévio para garantir a disponibilidade
O Espaço Coworking (de trabalho compartilhado, ou cotrabalho) do Ministério da Economia na Esplanada dos Ministérios, localizado no no térreo do Bloco C, foi inaugurado nesta quinta-feira (7/4). Os secretários Marcelo Guaranys (Secretaria Executiva), Gleisson Rubin (Desburocratização, Gestão e Governo Digital adjunto), Danielle Calazans (Gestão Corporativa), Caio Castelliano de Vasconcelos (Gestão) e dezenas de servidores participaram da inauguração. As parcerias firmadas para a criação do espaço permitem o acesso a todos os servidores federais.
Segundo o secretário Executivo, Marcelo Guaranys, a intenção é “integrar para entregar mais. A otimização dos espaços físicos da Ministério em todo o país tem gerado muita economia, mas mais do que isso, está também colocando os servidores para trabalhar mais integrados, contribuindo para umas das duas grandes missões que recebemos para a Pasta, que é um Estado mais eficiente. A outra grande missão é melhorar o ambiente de negócios, e é aí que se inserem as reformas que estamos promovendo.”
“Na ausência de recursos, a gente teve que se reinventar e otimizar os espaços, que é uma das três frentes do programa Unifica, além de gestão de pessoas e especialização das contratações”, disse a secretária de Gestão Corporativa, Danielle Calazans. “Pelas parcerias, todos os servidores federais podem atuar aqui no espaço coworking, onde proporcionamos ambiente agradável para trabalhar, mas queremos também que se sintam acolhidos.”
A secretária acrescentou que até o final do ano serão inaugurados mais dois espaços coworking em Brasília e outros seis em capitais estaduais. Destacou a importância do espaço compartilhado, considerando que aproximadamente 30% dos servidores do Ministério da Economia já estão no programa de gestão e, portanto, formalmente em trabalho remoto integral ou parcial. Também na frente da otimização do espaço físico estão os compartilhamentos em que outros órgãos federais passam a ocupar prédios da Pasta espalhados pelo país, o que vai gerar economia de mais de R$ 30 milhões anuais.
“Já há algum tempo estamos substituindo o senso de propriedade pelo senso de pertencimento”, disse o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital adjunto, Gleisson Rubin. “Porque a Administração Pública tem que ‘ter’ se basta ‘usar’? Foi-se o tempo em que a importância do cargo era mensurada pelo tamanho da sala. Temos que usar os recursos públicos na estrita medida das necessidades – e esse espaço inaugurado aqui hoje é um exemplo disso.”
Para o secretário de Gestão, Caio Castelliano, “as Salas 360° – que por estarem no âmbito do TransformaGov permitem o acesso aos servidores federais de todo o país – são importantes para acomodar os que estão fora do seu ambiente regular de trabalho, seja por motivo de viagem ou necessidades da rotina de teletrabalho. Além disso, são espaços de compartilhamento e socialização.”
Acordo de cooperação
Criado como projeto-piloto em Vitória, no âmbito do Programa Unifica do Ministério da Economia, o espaço coworking (ou cotrabalho) de uso compartilhado e rotativo chegou à Esplanada dos Ministérios como resultado de acordo de cooperação com outros órgãos federais: Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Controladoria-Geral da União (CGU), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Pela parceria entre o Unifica e o Programa TransformaGov do governo federal, o Espaço Coworking é composto também pela Sala 360° e, portanto, o acesso é permitido a todos os servidores federais espalhados pelo país. É a sexta Sala 360° inaugurada: há três em Florianópolis, onde foram implantadas como projeto-piloto, e outras duas em Brasília (Enap e ICMBio).
A infraestrutura com recursos tecnológicos e físicos do conjunto Espaço Coworking com Sala 360° é compartilhada pelos servidores para a realização das atividades institucionais, seja individualmente ou em reuniões em grupo.
O Espaço Coworking do Ministério da Economia na Esplanada é composto por 16 computadores, 6 baias individuais para notebook, rede wi-fi, sala de reuniões, copa (bebedouro, microondas, frigobar, mesas e cadeiras de refeição), recepção, entre outros. O agendamento prévio é necessário para garantir a disponibilidade de computador, baia ou sala de reuniões para os servidores.
Fonte: Ministério da Economia