A partir desta segunda-feira (16/5), até o dia 27, serão realizadas sete reuniões em cidades-sedes ao longo do traçado proposto para a ferrovia
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou as datas das sete audiências públicas que irão debater o licenciamento ambiental da Nova Ferroeste. Elas ocorrerão num período de 12 dias, a partir desta segunda-feira, 16/5, até o próximo dia 27. Todas ocorrerão nas cidades-sede que abrangem as cinco macrorregiões onde estão localizados os 49 municípios interceptados pelo empreendimento. O primeiro encontro será realizado na noite de hoje, a partir às 19h, em Dourados, Mato Grosso do Sul (MS).
O Corredor Oeste de Exportação – Nova Ferroeste, com extensão estimada de 1.370 km, foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 10.487/2020 e abrange a construção de novos trechos e a criação de um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul (MS) e oeste do Paraná (PR) ao porto de Paranaguá (PR).
A realização de audiências públicas é parte relevante do processo de licenciamento ambiental e visa ouvir a sociedade acerca de diferentes aspectos relacionados ao projeto antes da manifestação do Ibama sobre a viabilidade do empreendimento. Para a primeira semana estão programados três encontros: além de Dourados, estão previstas audiências em Guaíra-PR (18/5) e Cascavel-PR (19/5). Na semana que vem serão realizadas as de Paranaguá-PR (23/5), São José dos Pinhais (24/5), Guarapuava/PR (26) e Irati-PR (27/5).
O processo de Audiência Pública da Nova Ferroeste é transparente e qualquer pessoa pode participar pela internet, sendo possível enviar perguntas e comentários. Além disso, a população dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir presencialmente até os locais previstos das reuniões.
Fonte: Governo Federal