Premiação dissemina as melhores práticas da administração pública e reconhece as organizações pela implementação dos mecanismos de Governança
A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, no dia 1º de dezembro, do 3º Prêmio Rede Governança Brasil. O Órgão, vencedor das edições passadas (2020 e 2021), recebeu o Selo de Excelência em Governança, tendo em vista o pleno exercício das boas práticas e difusão da liderança, estratégica e controle no Brasil e no mundo.
O certificado, novidade desta edição, foi recebido pelo secretário-executivo da CGU, José Marcelo Castro de Carvalho. Na ocasião, o ministro da Controladoria, Wagner Rosário, foi homenageado com a medalha de Ordem ao Mérito.
A premiação, que conta com o apoio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), divulga cases de sucesso sobre Governança; promove valorização dos profissionais e instituições; motiva e dissemina as melhores práticas da administração pública em todo o seu ciclo de gestão e reconhece as organizações pela implementação ampla e geral dos mecanismos de Governança. A gravação do evento está disponível no YouTube.
Histórico
A CGU iniciou a implementação de sua governança interna em 2015, com foco nas áreas de TI, contratações e pessoal. A definição de objetivos, metas e indicadores promovida por esse trabalho permitiu a evolução na entrega dos resultados, na capacidade de resposta, na integridade e na transparência do Órgão. Em 2020, por meio da Portaria nº 162, a estrutura de governança foi atualizada para a implantação e o acompanhamento dos temas estratégicos.
Já Em 2021 entrou em vigor alteração na estrutura regimental do órgão, em virtude do Decreto nº 10.562/2020, tendo como uma das mudanças, a criação da Diretoria de Governança (DIGOV), cujas atribuições incluem assistir a Alta Administração no aperfeiçoamento da Governança Organizacional da Controladoria-Geral da União.
Fonte: CGU