Localizada sobre o rio das Pombas na BR-470/SC, empreendimento auxiliará o transporte de produtos de exportação e importação considerados essenciais para a economia catarinense
Motoristas que trafegam pela BR-470/SC, na altura do município de Pouso Redondo, terão mais facilidade, conforto e segurança para transportar a produção de diversos produtos catarinenses, assim como acessar os atrativos turísticos da região do Vale do Itajaí. Por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Ministério da Infraestrutura, entregou a nova ponte sobre o rio das Pombas, que corta a cidade catarinense.
Com 35 metros de comprimento, 16,8 metros de largura e um investimento aproximado de R$ 17 milhões, a nova estrutura será utilizada para transporte de grãos, carnes, madeira, móveis, máquinas e muitos outros produtos exportados e importados pelos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá, além de conceder acesso a diversos atrativos turísticos da região, como parques temáticos, festas típicas, praias, entre outros.
Nova estrutura
A liberação da ponte ocorreu após a pavimentação e sinalização provisória no km 174 da rodovia. No local, foram realizados serviços como a demolição da ponte antiga, terraplanagem, sub-base e base nas cabeceiras, construção de dispositivos de drenagem e barreiras de proteção, além de serviços de infraestrutura da nova ponte, pavimentação em asfalto, sinalização provisória horizontal e vertical. A nova estrutura conta com pistas em ambos os sentidos, acostamento, além de passagem para pedestres e ciclistas.
Durante as obras, realizou-se a restauração do pavimento de sete ruas municipais de Pouso Redondo, utilizadas para desvio de trânsito no período necessário para a construção da nova ponte. A estrutura metálica utilizada de forma emergencial para mitigar os efeitos da obra também deverá ser retirada do local em breve. A BR-470/SC é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina por ligar as regiões Oeste, Meio-Oeste e Vale do Itajaí com o litoral norte do estado.
*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social do DNIT
Fonte: Ministério da Infraestrutura