Objetivo da iniciativa é apresentar um conjunto de procedimentos e dispositivos institucionais para assegurar a adoção de boas condutas no âmbito do serviço público
A Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promoveu, nesta sexta-feira (26/5), o evento “Diálogos com a AECI”. O encontro, que reuniu servidores presencialmente e on-line, apresentou pautas importantes sobre transparência, integridade e controle. A iniciativa busca ampliar o diálogo a fim de apresentar um conjunto de práticas e mecanismos institucionais para garantir boas práticas no serviço público.
Uma das temáticas abordadas foi o sistema e-Agendas, no qual gestores e dirigentes receberam orientações específicas. Esse sistema desempenha um papel crucial na organização e no registro das atividades desenvolvidas no âmbito do serviço público. A discussão sobre o e-Agendas buscou garantir uma utilização eficiente e transparente dessa ferramenta.
Os participantes do Diálogos com a AECI também foram apresentados às diretrizes do programa Pró-Integridade, lançado pela ministra Esther Dweck no início deste mês. O programa busca implementar práticas e mecanismos institucionais que favoreçam a integridade no serviço público. Por meio do Pró-Integridade, pretende-se fortalecer a cultura ética e promover a adoção de ações preventivas contra a corrupção, garantindo a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.
“No próximo dia 6 de junho vamos dar início ao Pró-Integridade Convida. Serão painéis mensais realizados sobre temas do escopo de integridade”, anunciou durante o evento Francisco Bessa, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno. De acordo com ele, a primeira edição terá como tema assédio moral. Entre os painelistas estarão a Ouvidora-Geral da União, Ariana Frances, e Ricardo Wagner, Corregedor-Geral da União.
O evento “Diálogos com a AECI” também falou sobre a portaria MGI nº 910, que disciplina o tratamento de demandas provenientes de órgãos de controle interno e externo. Durante a explanação sobre o tema, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor como se adaptar à nova regra e como estabelecer um fluxo adequado para o recebimento, análise e resposta às demandas apresentadas pelos órgãos fiscalizadores. O objetivo foi apresentar as melhores práticas para promover uma interação mais ágil e eficaz entre os setores de controle e os gestores públicos, garantindo a transparência e a prestação de contas.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos