Secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, apresentou os sistemas e plataformas do Ministério da Gestão e da Inovação no IV workshop Abep-TIC
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou do IV Workshop Abep-TIC – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC, e apresentou as novidades da Central de Compras e as soluções de Processo Eletrônico para representantes das empresas públicas de Tecnologia da Informação de todo o Brasil, responsáveis pelo Processamento Digital de Sinais, as ‘Prods’.
Com a palestra “O processo eletrônico nacional e o papel das Prods”, o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, apresentou, no dia 20 de julho, soluções distribuídas pelo ministério, que buscam melhorar a gestão dos processos nos órgãos e entidades de todos os Estados e Municípios.
O Secretário reforçou o papel do MGI como órgão distribuidor do SEI, que atualmente é a principal solução usada para criação de processos. A distribuição do SEI se tornou possível a partir da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).
“As Prods terão papel fundamental na nacionalização das soluções de processo eletrônico do Ministério da Gestão, que irão promover maior eficiência e agilidade à gestão dos processos administrativos no campo Estadual e Municipal”, destacou o secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo.
Destaque ainda para a participação da diretora da Central de Compras Públicas, Lara Brainer, que fez a palestra de abertura do evento, contando as novidades do Compras TIC Gov 2023 e divulgando as atas de registro de preços vigentes. “Há a necessidade de uma atuação cada vez maior da Central de Compras no sentido de expandir a disponibilização, aos entes estaduais e municipais, das soluções centralizadas e inovadoras de forma a reafirmar o nosso compromisso com o pacto federativo”, informou.
Foi realizada, ainda, a cerimônia de premiação do “Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital”, que teve a participação do Secretário de Governo Digital, Rogério Souza Mascarenhas, ao lado de autoridades do BID Brasil, Serpro e da Abep-TIC.
O evento aconteceu em Brasília e contou com 18 palestras, promovendo um importante encontro entre diretores técnicos, administrativos, financeiros e jurídicos das Associadas, bem como autoridades dos três poderes dos estados e do DF. O objetivo foi debater temas relevantes do setor em busca da melhoria dos serviços prestados à população.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos