Antes acessível somente a operadores autorizados, a ferramenta reúne dados das estruturas organizacionais da Administração Pública Federal e permite gerar planilhas e documentos personalizados
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) acaba de disponibilizar a todos os interessados o acesso ao relatório dinâmico do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (Siorg), coordenado pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) da pasta. Antes, as informações só podiam ser consultadas pelos operadores do sistema e, a partir desta quarta-feira (24/01), passam a ser acessíveis aos usuários comuns. Essa é mais uma iniciativa de promoção da transparência e acessibilidade com o objetivo de fortalecer a interação entre o governo e os cidadãos.
O relatório dinâmico reúne dados das estruturas organizacionais da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional e permite aos usuários escolherem filtros e campos para gerar planilhas e documentos personalizados. Entre as informações que o cidadão pode encontrar estão, por exemplo, detalhes sobre as estruturas dos órgãos e entidades, cargos e funções comissionadas alocadas em cada estrutura cadastrada, endereços, contatos e as competências específicas de cada unidade.
O relatório dinâmico do Siorg está disponível no endereço: gov.br/siorg. A ferramenta retorna os dados do sistema por meio da seleção de filtros e permite a extração das informações em planilhas de Excel, arquivo CVS ou página HTML para consulta on-line. A ordenação das informações pode ser realizada de acordo com a hierarquia dos órgãos ou por ordem alfabética, proporcionando uma experiência de consulta flexível e eficiente.
Para utilizar e gerar um relatório é simples. Basta acessar a página na internet, usando qualquer navegador, e escolher os filtros. Depois, é só gerar o relatório no formato desejado.
Sobre o Siorg
O Siorg é um sistema estruturante amplamente utilizado por diversos órgãos e entidades da Administração Pública. É essencial para dar suporte às atividades de organização e inovação institucional. Ele abrange o cadastro oficial das estruturas organizacionais dos órgãos e entidades, incluindo dados como a estrutura organizacional, os cargos e funções alocadas, endereços, contatos e a competência de cada unidade.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos