Evento realizado pela Secretaria de Gestão e Inovação abordou os sistemas Compras.gov.br, Siads e Transferegov.br
No último dia 08/03, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), realizou o Dia dos Dados Abertos da Seges, com o objetivo de promover o uso das informações disponíveis em dados abertos pelos cidadãos. Atualmente, mais da metade das bases de dados do MGI já está acessível através do Portal de Dados Abertos do Governo Federal e parte desses dados é proveniente da própria Secretaria de Gestão e Inovação (Seges).
No início do evento, Miriam Chaves, assessora especial da ministra Esther Dweck, falou sobre a importância de fomentar a transparência e a utilização das informações relacionadas à atuação governamental. “Devemos ampliar o uso dos dados abertos e explorar, ao máximo, seu potencial para redesenhar políticas públicas, tornando-os acessíveis à sociedade”, avaliou.
Segundo Karyta Lopes, coordenadora de Transparência da Ouvidoria do MGI, o Plano de Dados Abertos da pasta prevê que sejam disponibilizadas ao público outras 58 bases de informações, que foram escolhidas com a participação da sociedade, após consulta pública. “Nós tivemos o compromisso de disponibilizar consulta pública, por tempo razoável, para reunir a contribuições da sociedade e identificar, de fato, o interesse social nessas bases. Os dados abertos são extremamente importantes para o empoderamento da sociedade e para o fortalecimento da democracia”, disse.
A diretora de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (Dtges) da Seges/MGI, Priscila Cabral, reforçou a importância da transparência dos dados. “A partir dos dados abertos, a gente constrói e fortalece a democracia, promovendo o acesso à informação e à transparência, que são pilares importantes no processo democrático. Cada vez mais devemos trabalhar para que a informação esteja disponível em formato aberto, acessível a todos”, avaliou.
Dados abertos
Este ano, o evento abordou os dados abertos dos sistemas Compras.gov.br, Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (Siads) e do Transferegov.br, com uma oficina prática para promover o acesso às informações das plataformas, o uso de dados de estrutura organizacional, entre outros.
Para o coordenador de Transparência e Informações Gerenciais da Coordenação-Geral de Gestão Estratégica da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística (Delog), Magnum de Oliveira, o principal desafio é garantir a segurança e a transparência das informações sobre as compras públicas. Segundo informou, em 2023 foram realizados, a partir do sistema Compras.gov.br, mais de 190 mil processos de contratações, que movimentaram mais de R$ 174 bilhões. O sistema tem novo formato de consultas que está disponível na página do cidadão do portal de compras do Governo Federal.
A equipe da Coordenação-Geral de Contratos e Patrimônio também apresentou as informações do Siads. Estão disponíveis em dados abertos informações como marca, modelo e ano de fabricação dos bens da Administração Pública Federal, e materiais destinados para doações. Já os dados abertos e painéis que ilustram o ciclo das transferências da União realizadas por meio do Transferegov.br, para a implementação de políticas públicas no país, foram apresentados por Felipe La Rocca, analista de Tecnologia da Informação da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (Dtpar).
O Open Data Day (Dia dos Dados Abertos) é um evento global que visa impulsionar a pesquisa, estimular a inovação e inspirar ações concretas para promover a abertura de dados em todo o mundo.
O evento promovido pela Seges/MGI está disponível a todos os interessados.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos