Novidade traz interface mais intuitiva e possibilita acompanhamento das solicitações e troca de mensagens com o catalogador
Desde o dia 16 de setembro, os usuários do sistema Compras.gov.br já podem enviar e acompanhar pedidos de catalogação de itens de materiais e serviços a partir de um ambiente mais moderno e intuitivo. A novidade traz melhorias para simplificar o processo de inserção de novos itens no catálogo de materiais e serviços que podem ser identificados em um edital para contratações por órgãos públicos.
Para realizar os pedidos, basta acessar a Área de Trabalho do Governo pelo Portal de Compras.gov.br. Na nova interface, usuários poderão anexar arquivos e links com referências do item de material ou de serviço que deseja incluir no catálogo, além de poderem trabalhar em uma ferramenta intuitiva e padronizada com outros módulos do sistema de compras do governo federal. Também será mais fácil acompanhar o status das solicitações e trocar mensagens com o catalogador que está atendendo ao pedido a partir de um chat.
Antes as solicitações eram encaminhadas pela plataforma HOD Serpro, considerada de grande porte. O uso desse tipo de plataforma tende a ser mais complexo, requer conhecimento mais especializado para atuar nesses sistemas e a interface não é intuitiva. Com a migração para o Compras.gov.br, todo o processo passa a ser realizado diretamente na web, oferecendo mais agilidade e um melhor acompanhamento dos pedidos.
A partir de agora, os pedidos já podem ser encaminhados diretamente do Compras.gov.br, sem a necessidade de atribuição de um perfil específico para o usuário do sistema. Devido à implementação desse novo ambiente.
O Catálogo de Compras e a nova interface
O Catálogo de Materiais e Serviços do Governo Federal, Compras.gov.br, serve como uma base de dados centralizada e padronizada, facilitando a aquisição de itens pela Administração Pública. Ele desempenha um papel fundamental ao garantir a padronização dos materiais, evitar descrições ambíguas e inconsistentes, além de promover transparência e eficiência no processo de compras públicas. Ao centralizar essas informações, o catálogo também ajuda a evitar erros, duplicidades e facilita o controle das compras.
Essas características são importantes porque a inserção de novos itens no Catálogo de Materiais e Serviços é um processo colaborativo. Quando um órgão público identifica a necessidade de adquirir um material ou serviço que ainda não está no catálogo, ele pode solicitar sua inclusão. A equipe gestora, ligada à Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI), avalia as solicitações para garantir que os itens não sejam duplicados e estejam descritos de forma padronizada. Após a aprovação, o novo item é inserido no catálogo, tornando-se disponível para todos os órgãos públicos que utilizam o sistema. Desse modo, uma interface simplificada é mais capaz de atender a todos e trazer mais eficiência ao processo.
Para mais informações, o manual completo com orientações está disponível na página de manuais do Portal de Compras do Governo Federal. Em caso de dúvidas ou sugestões, os usuários podem acessar a Central de Atendimento.
Fonte: Portal de Compras do Governo Federal