Evento faz parte das ações do projeto EcoAdvance, iniciativa voltada ao fomento de práticas de compras sustentáveis e implementação de rotulagem ambiental
A Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) participou, na manhã desta quarta-feira (11/12), em Brasília, de um workshop sobre Pensamento do Ciclo de Vida nos Processos Ministeriais com foco em Compras Públicas. O evento, promovido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), faz parte das ações do projeto EcoAdvance, promovido em parceria com o MGI para a promoção de práticas de compras públicas sustentáveis e implementação de rotulagem ambiental.
O objetivo do workshop foi o de sensibilizar e capacitar servidores públicos e gestores envolvidos em contratações governamentais para a aplicação do Pensamento do Ciclo de Vida (PCV) e da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) nos processos de compras públicas.
O diretor de programas da Seges/MGI, Herbert de Barros, representou a secretaria durante o evento. De acordo com ele, a abordagem do ciclo de vida de produtos e serviços é uma inovação da Nova Lei de Licitações (Lei nº14.133/21) e todo o assunto está conectado com a pauta do MGI sobre o aprimoramento das compras públicas, que deve servir para alavancar a temática da sustentabilidade na gestão governamental.
“A norma nos chama à consideração de todo o processo de geração e extração de insumos, produção, transporte, utilização e descarte de bens, o que demanda um conhecimento denso sobre a cadeia de valor vinculada a esse bem ou serviço. Todo o assunto está conectado com a pauta da sustentabilidade nas compras públicas e com os esforços nessa área da nossa Diretoria de Normas e Sistemas de Logística e também da Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável”, explicou Barros.
Também presente no workshop, a coordenadora de sustentabilidade da Seges, Denize Cavalcanti, apresentou um painel sobre compras públicas estratégicas e sustentáveis. De acordo com ela, a Administração Pública é inegavelmente uma grande consumidora de bens e serviços e, por isso, é fundamental a utilização do poder de compras governamental em prol do desenvolvimento nacional sustentável.
Realizado durante todo o dia, o workshop contou também com dinâmicas interativas. Além de proporcionar troca de experiências, o evento serviu para aprofundar os conhecimentos em torno da inovação, eficiência e sustentabilidade nas contratações, alinhando-se às diretrizes de consumo e produção sustentável promovidas pelo projeto EcoAdvance.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos