Fornecedores têm até segunda-feira (6/10) para participar de pregão eletrônico voltado a fortalecimento do SUS. R$ 1,8 bilhão será investido
O Ministério da Saúde lançou edital de pregão eletrônico, por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), para a compra de 10 mil combos de equipamentos para reforçar a infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 5 mil municípios brasileiros. Com investimento de R$ 1,8 bilhão do Novo PAC Saúde, a licitação contempla 15 tipos de equipamentos médicos, como aparelhos para exames cardíacos, respiratórios, dermatológicos e de circulação, além de ultrassom portátil e câmaras frias para conservação de vacinas.
Segundo Henrique Chaves, diretor do programa Novo PAC Saúde no Ministério da Saúde, a iniciativa é fundamental para o devido funcionamento da saúde pública: “Essa aquisição vai modernizar as UBS e ampliar o acesso a diagnósticos e tratamentos de qualidade, beneficiando milhões de brasileiros em todo o país”.
Os fornecedores interessados têm até 6 de outubro de 2025, às 9h59 (horário de Brasília), para enviar suas propostas. Podem participar empresas com ramo de atividade compatível com a licitação, credenciadas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e no Portal de Compras do Governo Federal. Entre os critérios de seleção estão a oferta do menor preço e a capacidade de fornecer pelo menos 50% de cada item.
Além de reforçar a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), a licitação busca estimular a indústria nacional de equipamentos médicos, promovendo inovação e geração de empregos. “Estamos não apenas fortalecendo o SUS, mas também incentivando o desenvolvimento econômico por meio da produção nacional de tecnologia em saúde”, destaca Chaves.
O regulamento completo do Pregão Eletrônico nº 90010/2025 e todos os documentos necessários estão disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde.
Confira a lista de equipamentos:
.Tábua de propriocepção
.Otoscópio Clínico Portátil
.Dermatoscópio Clínico Portátil
.TENS/FES
.Laser terapêutico de baixa potência
.Ultrassom para fisioterapia
.Eletrocardiógrafo
.Retinógrafo portátil
.Espirômetro digital
.Eletrocautério
.Desfibrilador Externo Automático (DEA)
.Fotóforo
.Ultrassom portátil de bolso
.Doppler Vascular Portátil
.Câmara fria para conservação de vacinas
Como participar da licitação:
.Credencie-se no SICAF e no Portal de Compras do Governo Federal.
.Consulte o edital no site do Ministério da Saúde.
.Envie sua proposta até 6 de outubro de 2025, às 9h59.
.Certifique-se de atender aos critérios de preço e capacidade de fornecimento.
Fonte: Casa Civil








