Durante palestra promovida pelo Ministério da Gestão, participantes exploraram o sistema e seus aplicativos como ferramentas estratégicas de monitoramento e acesso público às informações sobre investimentos em infraestrutura
Durante a Semana de Inovação 2025, organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou a palestra Tecnologia que Constrói: Inovação para Obras Públicas, realizada nesta quinta-feira (2/10).
Conduzida pela coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), Giovanna Ferreira, a agenda teve como foco o sistema Obrasgov.br e seus aplicativos como ferramentas de transparência e monitoramento de obras públicas.
Tendo em vista a perspectiva da inovação, os participantes foram convidados a explorar dados, testar funcionalidades e construir juntos soluções para ampliar o uso estratégico da plataforma em seus contextos locais.
“O Obrasgov.br foi instituído em 2020. Desde então, foram feitas várias melhorias. O sistema é uma ferramenta que permite o monitoramento de recursos públicos, entrega maior transparência na execução de obras, de forma ampla para o cidadão”, explicou a coordenadora.
Além do sistema, os participantes puderam conhecer o painel de obras, uma ferramenta integrada ao Obrasgov.br, que traz todos os dados de investimentos em infraestrutura pública federal. “O acesso é livre, ou seja, não precisa de cadastro ou login. Qualquer cidadão pode acessar e acompanhar a execução da política pública em infraestrutura”, completou Giovanna.
Sobre o Obrasgov.br
O Obrasgov.br é um registro público centralizado de informações de projetos de investimento em infraestrutura, custeados com recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
Um dos intuitos é facilitar o acesso aos dados de projetos de investimento cadastrados. Todas as informações constantes no sistema são georreferenciadas, de modo que os dados sejam autênticos.
Além disso, por meio do Painel Acesso Livre, o usuário pode localizar os projetos a partir de filtros dinâmicos, visualizar o local onde são investidos os recursos federais e o volume de recursos empregados em cada investimento, além de fotos e vídeos sobre o andamento das obras de infraestrutura.
Semana de Inovação
Promovida anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Semana de Inovação congregou gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade para discutir soluções inovadoras para os desafios do Estado. A edição atual promoveu o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”.
Durante a programação, o MGI promoveu oficinas, mesas de debate, vivências e palestras sobre transformação digital, inovação na gestão pública, políticas de pessoal e sustentabilidade. Governança digital, interoperabilidade, compras públicas sustentáveis e novas formas de organização do trabalho estiveram na agenda, inclusive iniciativas estratégicas promovidas pelo MGI como GOV.BR, ColaboraGOV, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Contrata+Brasil, além do próprio Obrasgov.br.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








