O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, confirmou presença no seminário “Obras Públicas: BIM Experience”, que será realizado entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.
O evento, que será on-line, irá discutir o Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção, processo integrado e multidisciplinar baseado em modelo 3D digital que permite fazer uma simulação da obra e fornece aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção ferramentas para planejar e projetar com mais eficiência, construir e gerenciar edifícios e infraestrutura.
O seminário contará também com a presença do engenheiro, procurador do Estado do Paraná e coordenador técnico do evento, Hamilton Bonatto; do engenheiro especialista no Grupo Ad Hoc Compras Governamentais do Comitê Estratégico de BIM do MDIC, Rafael Fernandes; do engenheiro e auditor do Tribunal de Contas da União, André Baeta; da engenheira, arquiteta e analista de infraestrutura na Secretaria Nacional de Aviação Civil, Isabella Guimarães; Anderson Alvarenga, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), entre outros palestrantes.
Entre os assuntos a serem abordados estão a contratação de obras públicas – da prancheta ao BIM; o BIM na Administração Pública Federal; requisitos para projetos na nova metodologia; implantação do BIM nos órgãos e entidades públicas; licitação e contratação de obras e serviços de engenharia em BIM; contratos para projetos e obras públicas com a nova ferramenta; e cases exitosos de elaboração de projetos e execução de obras com a adoção do BIM.
Público-alvo – O evento, que irá abranger aspectos técnicos, administrativos e jurídicos, com ênfase em cases de sucessos que podem ser replicados em outros órgãos, tem como público-alvo gestores e fiscais de obras; servidores encarregados de licitações, contratos, recebimento e aprovação de projetos; procuradores e advogados; gerentes de contratos de obras; projetistas e empresas de engenharia consultiva; engenheiros; arquitetos; construtores; auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo; gestores públicos em geral; e concessionárias de serviços públicos.
Promovido pela ConTreinamentos, o seminário é uma grande oportunidade de olhar, a partir de quem já vive a experiência do BIM hoje, para um futuro muito próximo das obras públicas no Brasil.
De acordo com o coordenador do evento, o engenheiro e procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto, “o BIM Experience se diferencia dos demais eventos porque foram convidados palestrantes com experiência na área, professores que atuam diretamente com o BIM na Administração Pública que, além da teoria, transmitirão sua vivência com essa metodologia revolucionária”.
BIM – o BIM é uma tecnologia relativamente nova e que está se tornando cada vez mais presente no setor da construção civil.
A utilização do Building Information Modeling foi estabelecida pelo governo federal por meio do Decreto 10.306, de 3 de abril de 2020, para a execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal.
Além de oferecer oportunidade para equipes de construção e consultores maximizarem tempo e dinheiro, o BIM permite o desenvolvimento virtual do projeto na fase de pré-construção, o que irá erradicar a maior parte dos problemas, ineficiências e desperdícios que possam surgir no processo de construção.
Utilizada mundialmente pelo setor da construção civil, a modelagem oferece ainda diversos outros benefícios, como maior transparência e a gestão eficaz de recursos públicos, redução de custos para a administração pública e melhorias expressivas na qualidade técnica dos projetos e obras.
Implementação – A implementação da nova ferramenta se dará de forma gradual. A primeira fase será a partir de 1º de janeiro de 2021, sendo o BIM utilizado no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações. A segunda fase será a partir de 1º de janeiro de 2024. Nela, o BIM deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de projetos de arquitetura e engenharia e na gestão de obras, referentes a construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações. Já a terceira fase será a partir de 1º de janeiro de 2028.
Fonte: GIRO MT Notícias
Ministro da Infraestrutura confirma presença no BIM Experience
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Notícias Recentes
Plataforma facilita contratações inovadoras no setor público
22 de novembro de 2024
Portaria Interministerial estabelece parâmetros para leilão de arroz da safra 2024-2025
21 de novembro de 2024