Em maio de 2018 entrou em vigor do decreto nº 9.377 em maio de 2018, a plataforma BIM (Building Information Modeling) e, a partir daí, tornou-se parte de uma estratégia nacional que tem como objetivo incentivar o uso dessa tecnologia em âmbito nacional.
Você sabe o que isso significa e porque o uso da Plataforma BIM é uma das mais fortes tendências da Construção civil?
A partir deste ano, a modelagem 3D será exigida para a elaboração de projetos de arquitetura e de engenharia. Com a evolução, é esperado que aumente em dez vezes a implantação da plataforma BIM. Com isso, é esperado que 50% do PIB da construção civil utilize a metodologia até 2024.
Atualmente, somente 9,2% das empresas do setor da construção utilizam a modelagem em suas rotinas de trabalho. O dado é de um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Veja todos os prazos da implantação do BIM:
- Jan/2021: a exigência da plataforma BIM se dará na elaboração de modelos para a arquitetura e engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica, na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica;
- Jan/2024: os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução, orçamentação e atualização dos modelos e de suas informações como construído (“as built”).
- Jan/2028: passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância.
Fonte: ABRASFE
É isso, o BIM veio para revolucionar e uma hora ou outra você precisará inclui-lo em seus negócios. Não precisa se desesperar, ainda há tempo para se adaptar, mas… não deixe para depois, se atualize já!
PARTICIPE DO #CONBIMXP, DE 22 A 24 DE OUTUBRO
100% ONLINE E REAL TIME
O FUTURO É AGORA! FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.