Mais de 100 instituições estão interessadas na utilização da nova versão do premiado sistema, que agora terá integração com outros bancos de dados e poderá ser acessado e assinado por meio de smartphones
O Advogado-Geral da União, André Mendonça, anunciou nesta segunda-feira (31) a implementação e expansão do Super Sapiens, o novo Sistema de Inteligência Jurídica da AGU. Ao participar de live destinada aos membros e servidores da Advocacia-Geral da União, André Mendonça celebrou a “nova dimensão” do sistema, que atenderá os integrantes da instituição em uma versão jurídica completamente reformulada, e os demais órgãos do governo federal no módulo administrativo.
“Nós entramos em outro patamar no nível da atuação da instituição e do governo federal como um todo, no âmbito de um governo digital e da atuação de uma Advocacia Pública completamente inserida no século XXI, na tecnologia da informação, na gestão dessa informação e na gestão do conhecimento”, afirmou André Mendonça. Durante a live, foram apresentados os detalhes sobre as novas funcionalidades do Super Sapiens e o cronograma de treinamento dos usuários.
O sistema está sendo ampliado para outras instituições do governo federal, oferecendo uma atuação “sistêmica”, nas palavras do Advogado-Geral. Ele destacou os ministérios da Economia e da Justiça e Segurança Pública como parceiros na expansão do Super Sapiens dentre os órgãos governamentais. No futuro, o módulo administrativo da plataforma, denominado SUPER.BR, substituirá todas as soluções do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com tarefas como protocolo, edição e arquivo de documentos.
“Hoje, o principal objetivo estratégico do Sapiens é atender 15 mil usuários. Será o maior programa de capacitação da história da instituição”, disse André Mendonça, informando que as fases de aprendizado e implementação do Super Sapiens devem ocorrer de modo substancial a partir do segundo semestre deste ano.
O treinamento envolve a capacitação para o módulo jurídico do Super Sapiens, responsável por atender a Advocacia-Geral da União e as Procuradorias-Gerais dos Estados e Municípios. Até o momento, 35 acordos de cooperação já foram assinados com procuradorias públicas para compartilhar a tecnologia de forma gratuita com instituições de Advocacia Pública espalhadas por todo o país.
Segundo o diretor do Departamento de Gestão Estratégica da AGU, Caio Castelliano de Vasconcelos, mais de 100 instituições estão interessadas na utilização do sistema. Antes de abrir a live para esclarecer dúvidas dos integrantes da AGU sobre o Super Sapiens, Caio Castelliano destacou algumas vantagens do novo sistema. Dentre elas, a utilização e assinatura por meio de smartphones e a integração com outros bancos de dados.
“Na AGU, a gente atua em mais de 300 cidades, estamos em mais de 800 unidades, e temos mais de um milhão de intimações por mês, em um volume que é crescente. O Super Sapiens vai trazer produtividade às nossas atividades e mais efetividade à nossa atuação”, destacou.
Em dezembro do ano passado, o Sapiens foi o grande vencedor da categoria Advocacia do Prêmio Innovare 2020, que destaca as boas iniciativas da área jurídica. A 17ª Edição do Prêmio contou com outras 106 inscrições na mesma categoria em que a AGU foi vencedora. “Vocês são um orgulho para nossa instituição e para a Administração Pública Federal”, disse André Mendonça, parabenizando os responsáveis pelo desenvolvimento e gestão do sistema.
A nova versão do sistema já está em operação para parte dos membros e servidores da instituição. Os integrantes do Departamento de Gestão Estratégica (DGE), por exemplo, trabalham exclusivamente na nova plataforma desde o dia 26 de abril.
Fonte: AGU | Imagem: Daniel Estevão/AscomAGU