Importância das compras públicas para o bem comum dos brasileiros foi destaque da abertura do “Seminário de Boas Práticas em Contratações”, evento comemorativo realizado pela Gestão
A abertura do “Seminário de Boas Práticas em Contratações”, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (11/12), marcou a comemoração dos dez anos da Central de Compras do Governo Federal, com a presença de autoridades e especialistas para o compartilhar conhecimentos e experiências em processos de compras públicas no Brasil.
Lara Brainer, diretora da Central de Compras da secretaria de Gestão e Inovação do MGI, explicou que a Central possui uma força enorme no que se propõe a fazer, além de ser muito respeitada pelo trabalho essencial que exerce. “Não nos propomos a fazer modelos estáticos. A todo tempo queremos, de forma cíclica, revisitar o processo e não apenas repeti-lo, pois levamos a sério o fato de nos debruçarmos em um estudo técnico preliminar e sempre nos olhamos cada um de forma singular. Sempre ficamos satisfeitos quando estados e municípios aderem aos nossos modelos”, exaltou Brainer.
Segundo a diretora, o trabalho de excelência só é possível porque há pessoas muito competentes por trás de cada processo e existe um sentimento mútuo de atender aos anseios da sociedade, pois todos entendem a importância da atuação do servidor para o bem comum dos brasileiros. “O valor de uma equipe bem preparada se reflete em entregas que se tornam verdadeiros cases de sucesso, por exemplo, a compra pública de cestas básicas para a população Yanomami, em janeiro de 2023, um trabalho conjunto realizado em menos de 24h, já com a logística integrada possibilitando uma contratação sustentável”, exemplificou Brainer.
A presença de mais mulheres nos espaços de poder antes muito masculino foi um gancho feito pela diretora para destacar o número de lideranças dentro do espaço de Compras em todo o país. Esse fator, de acordo com a diretora, é de extrema relevância, uma vez que a diversidade de gênero faz com que os pensamentos, ideias e propostas sejam diferentes, enriquecendo ainda mais a construção dos processos e a execução das demandas da Central.
Natália Teles da Mota, diretora Executiva da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), representando Betânia Lemos, presidente da Enap, disse que o tema de Compras Públicas é o mais procurado na Escola pelos estados para capacitação e esse fator mostra a relevância da Central.
Segundo a diretora, é por meio do poder de compra do governo e de escolhas mais conscientes e orientadas do serviço público que é possível atuar não somente em ganhos de eficiência, custo e agilidade, mas no fortalecimento dos valores de sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania, questões que que também orientam o governo. “Nas escolhas de compras que valorizam esses conceitos, a gente consegue influenciar a realidade do país por meio dessa política pública”, completou.
Mota informou que a Enap está investindo, com o melhor currículo de conteúdo possível, em cursos de capacitação. Os módulos estão disponíveis de forma aberta e gratuita e os interessados podem escolher os temas que mais lhe interessam dentro do conjunto de objetos de oportunidade. Esta será a primeira certificação, em relação ao tema, que a escola vai oferecer.
Seminário
O evento contou com painéis sobre assuntos do universo de compras públicas. Além disso, a Central de Compras realizou premiação dos principais parceiros do ano de 2023. São órgãos e entidades públicas que tiveram alto número de adesão às ações de centralização realizadas pela Central.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos