Iniciativa da Gestão leva atendimento humanizado para pessoas com dificuldades na utilização de serviços digitais
O programa do Governo do Brasil que ajuda as pessoas a desenvolverem habilidades digitais para utilizar os milhares de serviços digitais disponíveis no GOV.BR já está disponível em mais de 100 cidades. A marca foi divulgada, nesta terça-feira (03/02), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), órgão responsável pelo Balcão GOV.BR. Ao todo, a iniciativa já está presente em 16 estados, com 141 unidades de atendimento, alcançando assim, cerca de 37 milhões de pessoas.
O centésimo município a implantar o atendimento presencial do foi Arapongas, localizada no norte do Paraná (PR). A implantação faz parte do trabalho da Superintendência-Geral de Governança, Serviços e Dados (SGSD) para levar a iniciativa do MGI para unidades do Poupa Tempo Paraná. Para o superintendente-geral, Leandro Victorino de Moura, a implementação tem o objetivo de ampliar o acesso da população paranaense aos serviços públicos digitais, integrando atendimentos estaduais e federais em um mesmo espaço.
“Para o cidadão, especialmente aqueles com dificuldade de acesso à tecnologia, o programa representa mais agilidade, orientação segura, economia de tempo e menos deslocamentos, garantindo atendimento humanizado e eficiente em todo o estado”, explicou. No estado, o Balcão GOV.BR já está disponível em 16 unidades do Poupa Tempo.
Já o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas, reforça que esse trabalho de integração federativa é fundamental para ampliar o acesso das pessoas aos serviços digitais. “A transformação digital só será possível quando todas as pessoas utilizarem as ferramentas. Temos um olhar de não deixar ninguém para trás, por isso, essas parcerias para levar o Balcão GOV.BR aos estados são importantes para alcançarmos mais pessoas”, disse.
Balcão GOV.BR
O objetivo da iniciativa do MGI é ajudar pessoas a desenvolverem habilidades digitais para a utilização dos milhares serviços digitais disponíveis na plataforma do Governo do Brasil. Para isso, o programa consiste no atendimento presencial para quem enfrenta dificuldades no uso do GOV.BR, como idosos, pessoas sem acesso à internet ou com baixa alfabetização digital. Recentemente, a iniciativa foi reconhecida internacionalmente no GovTech Prize 2025, recebendo o prêmio de melhor serviço governamental do mundo centrado no cidadão.
Atualmente, a plataforma do Governo do Brasil possui mais de 173 milhões de usuários, possibilitando o acesso a quase 13 mil serviços, sendo 4600 serviços digitais do Governo federal e outros 8300 serviços de estados e municípios.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








