Iniciativa estratégica pretende potencializar a inovação e a eficiência na gestão de contratações governamentais pelo estado
A Central de Compras, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e a Secretaria Adjunta de Licitações e Compras Estratégicas, do Maranhão (Salic/MA), unem esforços para promover um intercâmbio de informações e experiências em compras públicas entre suas equipes técnicas. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PN), e ocorrerá no dia 28 de maio, durante reunião on-line. O foco é capacitar e aprimorar as habilidades dos servidores, agentes públicos e colaboradores envolvidos nessa área.
O encontro virtual representa uma das iniciativas estratégicas delineadas pelo Plano de Ação para Transformação, resultante do Acordo de Cooperação Técnica entre o MGI e o governo do Maranhão. O propósito é catalisar a transformação da gestão pública, impulsionar a eficiência dos serviços oferecidos à sociedade e consolidar os laços federativos entre as entidades envolvidas.
Durante o intercâmbio, a Central de Compras irá detalhar sua estrutura organizacional, fornecendo insights sobre as funções de suas diversas coordenações. Um destaque especial será dado à forma como a Central de Compras planeja as suas compras e contratações, visando contribuir para o aprimoramento da gestão e governança.
A transformação da gestão pública na federação é um processo contínuo e colaborativo, que busca maximizar a eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos. A consolidação da relação federativa entre o MGI e o Maranhão representa um marco significativo para fortalecer a parceria e a troca de experiências entre os entes. Isso permite que práticas inovadoras de gestão e conhecimentos sejam disseminadas, contribuindo para um ambiente de gestão pública mais dinâmico e responsivo às necessidades dos cidadãos.
A Central de Compras é responsável pelo desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição e contratação centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades da Administração Pública. O objetivo é realizar compras em grande escala que atendam a diversos interessados, para alcançar ganhos de eficiência, agilidade e qualidade, além de fortalecer valores fundamentais como sustentabilidade e cidadania.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos