Parceria busca melhorar o atendimento aos usuários de serviços públicos e promover a participação social
Na tarde desta segunda-feira (29/07), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica. A assinatura foi realizada pela secretária-executiva da CGU, Eveline Brito, e pelo presidente da Atricon, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Edilson de Sousa Silva.
O acordo visa promover a troca de informações, conhecimentos e experiências entre as duas instituições, com o objetivo de simplificar o atendimento aos usuários dos serviços públicos, fortalecer a transparência e a fiscalização de recursos federais descentralizados para estados e municípios, além de incentivar a participação social.
Para Eveline Brito, “fortalecer os mecanismos de controle externo é importante para que o cidadão consiga sentir o resultado da gestão pública na ponta, onde mais se precisa”. O presidente da Atricon também destacou que o acordo trará inúmeros benefícios para a sociedade.
O Acordo
Com a assinatura do documento, a CGU e a Atricon irão colaborar em diversas frentes. Isso inclui o compartilhamento de dados para promover a transparência e o controle social, a criação e fortalecimento de canais para que os cidadãos possam avaliar políticas e serviços públicos, o desenvolvimento de projetos que incentivem a sociedade a monitorar e avaliar políticas públicas, e a elaboração e divulgação de cursos, eventos e cartilhas para sensibilização e capacitação sobre boas práticas.
Fonte: CGU