Recurso aprimora a avaliação de integridade em contratações públicas de grande porte
A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, no dia 24 de novembro de 2025, um webinar para apresentar os principais aspectos da Portaria Normativa CGU nº 226/2025, norma que estabelece diretrizes para a integridade privada nas contratações públicas. O evento marcou também o lançamento oficial do módulo “Grande Vulto” no Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade (SAMPI).
A transmissão contou com a participação ao vivo de aproximadamente 300 espectadores. A abertura foi conduzida pelo secretário de Integridade Privada, Marcelo Pontes, e pela diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada, Cristine Ganzenmüller. A apresentação técnica ficou a cargo do coordenador de Avaliação de Integridade Privada, Sergio Filgueiras De Paula, acompanhado da equipe da coordenação.
Durante o encontro virtual, foram detalhados os principais pontos para a correta aplicação da Portaria, com destaque para a metodologia e os procedimentos de avaliação nas contratações de grande vulto. Também foram abordados os papéis e responsabilidades dos atores envolvidos no processo, além dos critérios de desempate e de dispensa de avaliação previstos na norma.
Portaria
A Portaria Normativa nº 226/2025 representa um marco para o fortalecimento da integridade nas contratações públicas ao estabelecer parâmetros objetivos e padronizados para análise dos programas de integridade apresentados por empresas. Com isso, reforça a segurança jurídica, amplia a transparência e promove a inserção de princípios éticos nas licitações.
Com a iniciativa, a CGU reafirma o seu compromisso com a promoção da integridade nas relações entre os setores público e privado, bem como com a prevenção de riscos nas contratações públicas, reforçando o caráter inafastável da integridade nesses processos.
A gravação completa do webinar está disponível no canal oficial da CGU no YouTube.
Fonte: CGU








