O Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina recebeu nesta segunda-feira, 2, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos do Governo, Karen Bayestorff Duarte, e a gerente da Central Estratégica de Compras Públicas, Carla Giani da Costa, que apresentaram aos chefes das forças de segurança o novo processo de licitações e contratos. De acordo com a servidora da Secretaria de Estado da Administração (SEA), uma das premissas do modelo é a promoção da qualidade do gasto e emprego da verba pública com responsabilidade e transparência.
Karen destaca que as pastas seguirão planejando as compras, porém, a partir de agora, terão todo o suporte da Administração. “Sai do órgão aquela pressão do gestor em acompanhar todo o processo. Agora ele pode focar no que a pasta demanda no momento. A gente está tirando a execução do certame, mas o planejamento continuará com os órgãos”, explica.
O presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública, perito-geral Giovani Eduardo Adriano, considera a iniciativa extremamente promissora, visto que o processo burocrático muitas vezes se torna um entrave aos projetos. Por isso, vê com bons olhos a proposta de estabelecer um núcleo especializado para conduzir os certames.
“Os órgãos de governo continuarão planejando suas compras com autonomia e competência. O que vai mudar é o benefício do suporte técnico que a Administração passará a fornecer às equipes, facilitando os processos”, disse.
Participaram da reunião o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcos Aurélio Barcelos; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior; e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Pontes.
Fonte: Governo de Santa Catarina