Os três primeiros serão destinados exclusivamente para a agricultura familiar, produtores rurais e cooperativas que possuem DAP ou CAF
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13/12), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. Esta medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país.
“O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro e o Governo Federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz, que vinha caindo nos últimos anos. Como resultado dessas medidas, vamos colher uma das maiores safras de arroz dos últimos anos, mas queremos que o produtor continue plantando”, destaca o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo de Campos. “Para isso, o produtor precisa ter garantia de preço. E os contratos de opção são uma forma moderna de garantir preço ao produtor rural”, completa.
A Conab vai realizar seis operações de acordo com os Avisos de Leilão de Venda de Contrato de Opção de Venda (COV) de Arroz em casca. Os três primeiros serão destinados exclusivamente para a agricultura familiar, produtores rurais e cooperativas que possuem DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar). Os demais serão destinados a todos os produtores rurais e cooperativas, inclusive agricultores familiares.
O total ofertado será de 17.760 contratos de 27 toneladas cada. A oferta será para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins. O Governo Federal destinou à Conab cerca de R$ 1 bilhão para a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2 da safra 2024/25.
Fonte: Conab