Criada em setembro deste ano, nova funcionalidade de envio de lances por aplicativo tem atraído milhares de fornecedores de produtos e serviços para o governo
Desde setembro, os fornecedores de produtos e serviços para o governo podem enviar lances na modalidade de dispensa eletrônica diretamente pelo aplicativo compras.gov.br. Em pouco mais de dois meses de uso, o aplicativo já contabiliza mais de 780 lances enviados por empresas vencedoras de todo o país e tem atraído cada vez mais interessados em participar das compras públicas governamentais, de forma ágil, prática e segura, utilizando a nova funcionalidade.
Até o mês de outubro, foram feitos mais de 136 mil downloads do aplicativo Compras.gov.br e realizados mais de 10 mil lances, sendo mais de 780 lances vencedores em dispensas eletrônicas. Um desses fornecedores é Gustavo Naves, proprietário de uma empresa mineira do segmento gráfico. Ele enviou lances por meio do aplicativo e foi o vencedor de uma dispensa eletrônica.
“Nossa empresa foi aberta aqui em Uberlândia há seis anos. Começamos a usar o aplicativo já no início do lançamento, e o fato de sinalizar sobre a abertura das licitações logo nos conquistou”, explicou Naves. “Agora há muito mais recursos, como o cadastramento de propostas e o acompanhamento dos lances. Hoje é um aplicativo bem mais completo.”
Na Região Nordeste, o aplicativo também está fazendo sucesso entre os microempreendedores. O baiano Joceval Conceição, morador de Salvador, abriu uma empresa de equipamentos de telefonia há apenas cinco meses, e já venceu uma dispensa eletrônica ao enviar lances por meio do aplicativo. Ele vai atender à demanda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com Joceval, todo o processo foi simples e bem orientado. “Acessei vários treinamentos e orientações pelo site do Governo Federal, e foi uma experiência bastante produtiva”, disse.
No Rio de Janeiro, o empresário Eduardo de Sousa, dono há 36 anos de uma pequena empresa do ramo de condimentos e chás desidratados, também comemora ter vencido uma dispensa eletrônica ao enviar lances pelo aplicativo do Compras. Essa já é a segunda dispensa vencida por ele. Usuário do aplicativo desde o lançamento, Eduardo elogia a facilidade e espera avanços no trâmite dos processos. “Consegui inclusive enviar, por meio do celular, anexos com a documentação exigida para a efetivação da dispensa como vencedora. Mesmo assim, todo o processo precisa ser mais didático em relação à parte jurisprudencial”, explicou.
Principais funcionalidades do Compras.gov.br
Credenciamento de empresa – Para o credenciamento de empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), bastando informar o CNPJ/CPF para participar dos processos licitatórios. É necessário que a empresa esteja com cadastro ativo na Receita Federal.
Cadastro de propostas – Para isso, basta escolher a dispensa eletrônica que ainda está com o prazo vigente. A proposta fica disponível tanto no aplicativo como na web.
Envio de lances – Deve-se selecionar o procedimento que está com o prazo vigente, em disputa, e o item desejado. É necessário ter realizado o cadastro da proposta no referido item. Selecione o procedimento que está com o prazo para envio de lances vigente, em disputa, escolha o item desejado e envie o seu lance.
Vinculação – Permite a vinculação do CPF do usuário cadastrado no Compras.gov.br com o do GOV.BR, facilitando o acesso aos conteúdos e aos processos de contratação, favoritos e filtros salvos, por meio de qualquer dispositivo.
Login com biometria – Para acesso seguro com uso da biometria, sem a necessidade de informar novamente as credenciais. Com o uso da biometria, mantém-se a segurança no acesso, sem a necessidade de informar novamente as credenciais.
Oportunidades – Para visualizar processos de contratações que estão com prazo para recebimento de propostas vigentes. As oportunidades são apresentadas de acordo com os filtros realizados.
Mensagens – É possível receber diretamente no aplicativo as comunicações oficiais relacionadas aos processos de contratações e mensagens de avisos, esclarecimentos e impugnações.
Participações – para o envio de propostas e, também, visualizar e acompanhar as contratações eletrônicas desde 2017.
Download de edital e compartilhamento dos processos – Acesso rápido e fácil aos editais e compartilhamento de dados dos processos de contratações.
Fonte: Ministério da Economia