No total, 103 iniciativas de 15 ministérios foram premiadas com o Selo de Modernização do Estado. A expectativa é ampliar a premiação para Estados e Municípios no próximo ano
A lista dos ganhadores do Selo de Modernização do Estado já está acessível no site do Moderniza Brasil. As iniciativas ganhadoras dos Selos Ouro, Prata, Bronze e Bronze com Distinção foram divulgados nesta terça-feira (29), durante a 3ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Modernização do Estado (FNME).
Em agosto deste ano, a Secretaria Especial de Modernização do Estado publicou o primeiro chamamento para concessão do Selo de Modernização do Estado. Nesta primeira edição, foram avaliadas as iniciativas que tratavam de projeto, produto, serviço ou processo executado por Ministérios e que estivessem alinhadas a um dos Eixos Temáticos da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME). Das 163 iniciativas submetidas à avaliação, 103 foram premiadas. No total, foram concedidos 23 Selos Ouro, 27 Selos Prata e 53 Selos Bronze.
As iniciativas premiadas estão detalhadas no Painel de Indicadores da Modernização, o Modernizômetro. Na plataforma, é possível analisar as propostas por ano, grau de aderência à PNME, por Eixo Temático e, também, por unidade da Federação ao qual a ação está vinculada.
“Em 2023, faremos a segunda edição do Selo, que será estendida aos 176 órgãos da Administração Pública Federal, aos entes federativos e ao Sistema S”, afirma a Secretária Executiva do FNME, Selma Foligne.
Já o Presidente Suplente do Fórum e Secretário Especial de Modernização do Estado, Eduardo Gomes, destacou que “a Política Nacional de Modernização do Estado tem por objetivo proporcionar melhores serviços aos cidadãos. Não há modernização sem benefícios ao cidadão”.
O olhar para o cidadão também foi ressaltado por Selma Foligne. De acordo com ela, qualquer cidadão pode acessar o Portal da Modernização, onde é possível verificar iniciativas e painéis de indicadores relacionados ao tema, assegurando transparência e rastreabilidade. “O Selo e o Modernizômetro são catalizadores das propostas de modernização, que queremos conhecer e apoiar ainda mais”, sintetizou.
No encerramento, o Presidente Suplente do Fórum ressaltou a necessidade da continuidade das ações de modernização, bem como do próprio Fórum de Modernização como sendo uma política de Estado cujo beneficiário final é o cidadão, objetivo de qualquer Governo.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República