Obras estão em andamento entre o km 46 e o km 61,6, no município de Salto da Divisa
Com a ampliação dos investimentos do Governo Federal para as rodovias federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tem atuado de forma a dar celeridade aos trabalhos e assegurar a melhoria da malha rodoviária, impulsionando o andamento de obras estruturantes em todo o país. Este é o caso das ações voltadas para a BR-367, entre Salto da Divisa e Jacinto (km 0 e km 61,6), em Minas Gerais.
Atualmente a autarquia federal e o Exército Brasileiro – por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) – estão desdobrando esforços para dar celeridade aos serviços de implantação e pavimentação no trecho que passa pelo município de Salto da Divisa (entre o km 46 e o km 61, 6).
Considerando a importância da obra, o DNIT e o Exército garantem a execução dos serviços de pavimentação – que têm um investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 60 milhões. Até este mês de abril já foram realizados nos 15,6 quilômetros em obras serviços de terraplenagem (com aterro e desaterro), cercamento nos limites da faixa de domínio e instalação de bueiros. Para maio está programada a implantação da usina de asfalto, visando o início dos trabalhos da pavimentação. Este trecho deve ser concluído até 2025.
Licitação – Já entre o km 0 ao km 46, entre Salto da Divisa e Jacinto, os serviços remanescentes para implantação e pavimentação do segmento devem ter as obras licitadas e contratadas ainda no segundo semestre deste ano.
Em paralelo, o DNIT possui contrato de manutenção/conservação vigente para todo o trecho do km 0 ao km 61,6. Neste caso, a empresa responsável vem realizando ações, buscando melhorar as condições da rodovia para os usuários. Rotineiramente são executados serviços de recomposição do revestimento natural com colocação de cascalho, deixando a pista mais confortável para os usuários.
Importância – O trecho em obras tem grande relevância regional por viabilizar o escoamento da produção local e com a sua conclusão se tornará uma importante alternativa de ligação entre o estado de Minas Gerais e o extremo sul da Bahia. Ademais, por intermédio da interligação de outras vias arteriais, a BR-367 revitalizada permitirá melhora significativa no acesso à região norte do Espírito Santo, atendendo principalmente às viagens de caráter comercial e turístico, as quais são originadas nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais.
Fonte: DNIT