Em painel liderado pero diretor de Infraestrutura Rodoviária da autarquia, Fabio Nunes, superintendentes regionais do DNIT também falaram sobre os desafios para a manutenção da malha rodoviária do país
O Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (DNIT) encerrou, nesta quinta-feira (24), sua participação na Paving Expo 2024 com a condução de dois painéis: “Modelo de Técnica e Preço para Contratação de Consultoria em Infraestrutura Rodoviária” e “Investimentos e Desafios para a Ampliação e Recuperação da Malha Rodoviária Federal”.
O diretor de Infraestrutura Rodoviária da autarquia, Fabio Nunes, destacou a importância da contratação de empresas priorizando o conhecimento técnico e não o menor preço. “Quando falamos em termos de consultoria, o ideal é termos uma execução que dê a melhor solução e traga economia para a obra, o que dará mais razoabilidade aos custos finais do empreendimento e mais qualidade à execução dos trabalhos”, afirmou.
O diretor defende que o modelo de contratação por técnica e preço seja ampliado, o que, segundo ele, poderia alterar a relação entre o órgão público e a iniciativa privada, melhorando os projetos de construção e manutenção rodoviária e, por consequência, entregando melhores resultados à população.
“Certamente teríamos à disposição empresas mais qualificadas e com melhores estruturas para atender as necessidades do DNIT, resultando em obras melhores e mais bem executadas”, completou.
Quando abordados sobre os desafios para ampliação e recuperação da malha rodoviária federal, superintendentes regionais do DNIT falaram sobre a realidade que enfrentam no dia a dia para entregar bons resultados na manutenção das estradas brasileiras.
Foram citados, por exemplo, os trabalhos da autarquia para a recuperação das rodovias do Rio Grande do Sul, que sofreram fortes impactos com as chuvas que assolaram o estado no mês de maio. Outra realidade apresentada, foi a do Amazonas, cuja BR-319, que liga a capital Manaus à cidade de Porto Velho, em Rondônia, ainda não é pavimentada, o que demanda altos custos para mantê-la trafegável aos usuários.
“A ideia aqui é conhecermos a realidade de cada região para debatermos soluções de engenharia e contratos para otimizar a manutenção da nossa malha, reduzindo custos e entregando melhores serviços à população”, finalizou Fábio Nunes.
Participaram dos painéis os superintendentes do Amazonas, Orlando Fanaia; do Mato Grosso do Sul, Euro Nunes; de Minas Gerais, Antônio dos Santos; do Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro; e de Santa Catarina, Alysson de Andrade. Também foram convidados o superintendente executivo da Associação Nacional de Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), Geraldo Lima; a presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional das Empresas de Engenharia de Consultoria em Infraestrutura, Transporte e Meio Ambiente (Anetrams), Luciana Dutra Souza; e o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Russell Rudolf Ludwig.
Durante três dias, o DNIT participou, com servidores e diretores, de uma intensa programação promovida pela 7ª edição da Paving Expo, evento dedicado à infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, que reuniu, em São Paulo, atores de diversos segmentos e localidades.
Fonte: Dnit