O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu a construção de mais oito pontes localizadas na BR-230 que funcionavam anteriormente em pontes provisórias de madeira, no estado do Pará.
O investimento em todas essas infraestruturas faz parte do Plano de 100 dias do Ministério dos Transportes. O projeto tem como objetivo a continuidade, retomada e conclusão de importantes empreendimentos para o transporte seguro de brasileiros e turistas.
Pontes – Para a construção das estruturas, o DNIT realizou diversos estudos como dos elementos topográficos, hidrológicos e geotécnicos. Foi feita a fundação, partindo para a montagem das vigas, infraestrutura, mesoestrutura, superestrutura, laje de transição e posteriormente o acabamento das pontes. São elas: ponte sobre o igarapé Jaú, com 19,6 metros de extensão, no km 199,8; a Jaú I, com 29,3 metros, no km 202; a Jaú II, com 29,7 metros, no km 203; a ponte Jacaré, com 20,8 metros, no km 212; a ponte Nova Descoberta, com 17 metros, no km 220; a Valentim com 29,4 metros, no km 225; a Arapari com 26,5 metros, no km 235; e a ponte sobre o igarapé Preguiça com 23,6 metros, no km 238.
Importância para a população – Tal empreendimento irá proporcionar mais desenvolvimento para o estado do Pará, pois trata-se de uma rodovia de grande importância e que vem recebendo estruturas para o escoamento da produção. As populações locais também serão beneficiadas, pois o deslocamento para o trabalho e estudo será mais fácil, bem como para buscarem atendimento médico em grandes centros. Além disso, os demais usuários da rodovia BR-230/PA poderão trafegar com mais segurança.
Sobre a rodovia – A BR-230/PA, também conhecida como Rodovia Transamazônica, foi inaugurada em 1972 com objetivo de integrar a região Norte e Nordeste, melhorando também a habitação da região amazônica. São quase 5 mil quilômetros de rodovia, sendo marco zero na cidade de Cabedelo/PB e o final na cidade Lábrea/AM.
Fonte: Dnit