Treinamento aconteceu na sede da autarquia, em Brasília
Alinhado às tendências da inovação, o DNIT promoveu, nos dias 20 e 21 de outubro, em Brasília (DF), um treinamento sobre Inteligência Artificial Aplicada ao Planejamento da Contratação. Os participantes puderam explorar aplicações práticas, incluindo estudos de caso do DNIT, como obras rodoviárias, além de conhecer ferramentas como Gemini, ChatGPT e outras soluções que auxiliam no dia a dia dos profissionais.
Ministrada pelo instrutor Silvio Lima, a capacitação teve como objetivo apresentar o uso da inteligência artificial (IA) generativa como uma ferramenta estratégica para otimizar tarefas e aprimorar o planejamento das contratações públicas. “O treinamento tem como base de um planejamento tradicional de contratações, mas o diferencial está no uso estratégico da inteligência artificial. Mostramos como aplicar essas ferramentas para melhorar a qualidade dos documentos, acelerar processos e apoiar a tomada de decisões mais qualificadas”, destacou Silvio, que atua na Advocacia-Geral da União.
A capacitação é mais um passo na melhoria da capacitação técnica, ao promover o uso estratégico de tecnologias em atividades essenciais da administração pública. Entre os benefícios estão a melhoria na elaboração de documentos como o Documento de Formalização da Demanda e o Estudo Técnico Preliminar, a maior precisão na pesquisa de preços, o fortalecimento da gestão de riscos e o aperfeiçoamento dos processos, com mais eficiência e conformidade com a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021).
O servidor Alexandre Reche Correa, da Auditoria Interna do DNIT, destacou a importância do curso para a rotina de trabalho, especialmente no uso prático de ferramentas de inteligência artificial. “Entendo este curso como um verdadeiro divisor de águas para quem busca otimizar suas atividades com o apoio da IA. O conteúdo tem aplicação imediata e faz toda a diferença no dia a dia”, afirmou.
A iniciativa também reforça a tomada de decisões com base em critérios técnicos, promovendo mais transparência e alinhamento ao interesse público, em compasso com o Mapa Estratégico do DNIT, ao assegurar a efetividade das contratações e fiscalizações.
Fonte: DNIT








