Campanha de Integridade reforça importância da ética, da transparência e da responsabilidade nas contratações e parcerias da Autarquia
A Campanha de Integridade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) segue firme em 2025 com mais uma frente essencial: o reforço das diretrizes de integridade nas relações com terceiros. O tema, que está no centro das políticas de governança da Autarquia, reflete o compromisso institucional com a ética pública, a legalidade e o uso responsável dos recursos em todas as suas interações com empresas, entidades e parceiros externos.
Segundo o chefe do Serviço de Governança Institucional, Marcelo Thiers, a integridade nessas relações significa atuar com honestidade, clareza, imparcialidade e respeito, garantindo que cada contrato, convênio ou prestação de serviço seja norteado por critérios técnicos e legais. “É nossa responsabilidade zelar por relações transparentes e livres de favorecimentos, prevenindo riscos como corrupção, conflitos de interesse, fraudes ou descumprimentos contratuais”, pontua Marcelo.
Entre os principais riscos mapeados pela área estão a prática de suborno, fraudes em licitações, vazamento de dados e falhas na avaliação prévia de fornecedores. Para enfrentá-los, o DNOCS estabeleceu um conjunto de medidas preventivas: desde a implementação de um Plano de Integridade robusto até a criação de normas específicas, como a de Prevenção de Conflito de Interesses, além de canais de denúncia seguros e o fortalecimento dos controles internos em todas as etapas da contratação pública.
O trabalho das instâncias de integridade tem sido fundamental nesse processo. Suas orientações ajudam a garantir contratações mais transparentes, baseadas em critérios de idoneidade, fiscalização contínua e responsabilização em caso de irregularidades. “É assim que construímos uma gestão pública confiável e alinhada ao interesse coletivo”, complementa Thiers.
A iniciativa dialoga diretamente com os eixos do Plano de Integridade e Combate à Corrupção do Governo Federal, do qual o DNOCS participa ativamente. Com mais de 260 ações previstas em cinco frentes temáticas, – Prevenção da Corrupção, Detecção e Repressão de Irregularidades, Responsabilização e Recuperação de Ativos, Fortalecimento de Mecanismos de Integridade e Coordenação e Governação da Estratégia Anticorrupção – o plano busca criar um ambiente mais seguro e justo tanto para o setor público quanto para suas relações com a iniciativa privada.
Marcelo Thiers lembra, ainda, que os servidores que lidam com prestadores de serviço e fornecedores estão cientes que a integridade está em cada comportamento. “Ao agir com ética, objetividade e zelo pelo interesse público, construímos relações mais justas e reforçamos o papel do DNOCS como instituição confiável, técnica e comprometida com o desenvolvimento do país”, completa.
A campanha reforça, assim, o papel estratégico da Autarquia na construção de um ambiente de trabalho saudável e de uma gestão pública mais transparente — onde a integridade não é apenas um conceito, mas uma prática diária.
Fonte: Dnocs








