Descubra como a plataforma facilita contratações, reduz burocracia e impulsiona a economia local
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), realizará um webinar nesta quinta-feira (27/2), às 14h, para apresentar o Contrata+Brasil, nova plataforma de oportunidades de negócio em contratações públicas. O evento será transmitido pelo canal do MGI no YouTube e é voltado a gestores e servidores públicos federais, estaduais e municipais. No encontro, serão abordadas as normas que fundamentam essa inovação, o funcionamento do sistema, suas vantagens e as integrações com outras plataformas.
Lançado durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília, o Contrata+Brasil representa um avanço na modernização da contratação de serviços por órgãos públicos municipais, estaduais e federais. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar e agilizar a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) por órgãos públicos, especialmente para pequenas compras ou prestação de serviços de pronto pagamento. Com ela, a contratação se torna mais simples e rápida, e seu uso garante segurança para que as compras públicas estejam dentro da legalidade, com a facilidade de não ser necessário seguir todo o trâmite burocrático das licitações convencionais.
O Contrata+Brasil é uma inovação tanto para os órgãos públicos quanto para a população. Para os gestores, significa menos burocracia, mais controle e transparência e otimização do uso dos recursos públicos. Para os pequenos empreendedores, abre novas oportunidades de negócio, estimula a formalização com MEI e impulsiona a economia local. O impacto também se reflete na comunidade, com a oferta de serviços mais próximos das necessidades da população e o fortalecimento do desenvolvimento econômico regional.
Nessa fase inicial, será possível contratar serviços de manutenção e pequenos reparos, como pintura, jardinagem, serviços elétricos e hidráulicos, trocas de fechaduras e reparação e restauração de móveis, de até R$ 12.545,11, em uma plataforma fácil de usar pelos fornecedores e pelos órgãos compradores. Outro diferencial do Contrata+Brasil é sua integração com outros sistemas como o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que é obrigatório para quem deseja fornecer bens e serviços para a Administração Pública, o Contratos.gov.br e o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), facilitando ainda mais o fluxo das contratações.
O webinar será uma oportunidade para que os agentes públicos conheçam em detalhes essa plataforma, seus normativos, funcionalidades, como usar e suas integrações.
Fonte: Portal do Servidor