Especialistas discutem a Transformação Digital na Infraestrutura

As discussões em torno da transformação digital no setor de infraestrutura marcaram a abertura dos trabalhos neste terceiro dia do seminário “Obras Públicas: BIM Experience”, promovido pela ConTreinamentos.

O executivo de Negócios da Bentley Systems, Leonardo Tavares, apresentou um panorama do cenário atual de evolução da tecnologia; os exemplos de disrupções; as tecnologias em nuvem; a Indústria 4.0; e as cidades inteligentes, inclinadas à tecnologia e cujas decisões são centradas em dados. Abordou ainda a importância de se adotar disrupções como o BIM, além de cases de sucesso de tecnologias de modelagem da realidade.

Segundo ele, a transformação digital atingirá de maneira disruptiva todos os setores e mercados de modo mais rápido do que imaginamos. “No triênio de 2018-2020, os investimentos em transformação digital devem somar US$ 6,3 trilhões”, afirma.

A transformação é intensa. O mundo físico está se integrando ao mundo digital. Diante disso, é fundamental alcançar a maturidade digital para tornar os negócios mais eficientes e obter os melhores resultados”, acrescenta o executivo.

Em sua palestra, Leonardo Tavares ressaltou a importância dessas tecnologias digitais voltadas para o setor de infraestrutura e o crescente volume de dados que estão revolucionando a entrega de projetos e facilitando a tomada de decisões sobre um empreendimento que muitas vezes pode facilmente ser visualizado por gráficos. “Isso resulta em uma infrestrutura que facilita o trabalho de técnicos e operadores, conseguindo visualizar a área de modo georreferenciado tornando o processo de intervenção de modo mais assertivo e menos dispendioso, podendo ser aplicado também em larga escala, tendo a compreensão da cidade de modo geral e toda uma inteligência de plataforma de gestão que permita compreender as informações históricas de construções mais recentes ou sobre o processo de manutenção, ou ainda gerar mapas temáticos para a gestão”, explica.

Ainda nesta manhã de debates, o consultor sênior em Engineering Facilities, Pablo Garrido, apresentou no painel “Do CAD ao BIM, aos Gêmeos Digitais” a utilização do BIM no Brasil, a Gestão GIS de Ativos Lineares em Saneamento; e os Gêmeos Digitais para Resiliência no Saneamento.

Já estamos vivendo essa transformação digital, a 4a Revolução Industrial, que tem contribuído para a melhora dos processos e, consequentemente, da produtividade, afirma Garrido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp