Firewall de Próxima Geração será adotado para proteger a infraestrutura digital dos órgãos públicos com mais economia, padronização e eficiência
A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu, nesta quarta-feira (2/7), a Consulta Pública nº 9/2025 para subsidiar o planejamento da contratação centralizada de uma solução de segurança de rede multifuncional do tipo Firewall de Próxima Geração (NGFW). A proposta visa atender órgãos da Administração Pública com equipamentos de última geração, gerenciamento centralizado, suporte técnico e capacitação especializada para equipes de tecnologia da informação.
As contribuições para a consulta podem ser feitas por meio da plataforma PARTICIPA + BRASIL, até o dia 11 de julho. Na plataforma, estão disponíveis as informações completas sobre a iniciativa, seus objetivos e os documentos técnicos de referência.
Com a nova contratação, os órgãos participantes contarão com uma solução única e moderna de firewall NGFW, que inclui funcionalidades como detecção de intrusões, controle de aplicativos, inspeção de conteúdo e gestão centralizada. O projeto também prevê suporte 24 horas, e treinamento especializado para garantir a continuidade e a resiliência dos serviços públicos.
A contratação assegurará suporte técnico e garantia de 60 meses e incluirá a implantação da solução, processos de migração e suporte contínuo, com funcionamento ininterrupto. A iniciativa busca fortalecer a segurança cibernética dos órgãos públicos, padronizar os serviços, ampliar o acesso a tecnologias modernas e promover economia de escala por meio da centralização das aquisições.
Acesse a Plataforma Participa + Brasil e participe!
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos