Modernização de ferramentas, aumento das adesões ao Compras.gov.br e fortalecimento de parcerias estão entre destaques que melhoram a oferta de serviços públicos em todo país
O fortalecimento do diálogo federativo e da integração do governo federal com estados e municípios para a modernização dos processos de compras no poder público foram destaque destes primeiros seis meses do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A pasta também trabalhou focada no apoio aos entes federativos nesta fase de transição à Nova Lei de Licitações, firmando parcerias e ofertando capacitações, além de operacionalizar todo o sistema de transferências de recursos da União, como os repasses da Lei Paulo Gustavo.
De janeiro até junho deste ano, o sistema de compras do governo federal, o Compras.gov.br, registrou a adesão de mais 169 municípios, média de uma por dia. A adesão ao sistema é gratuita e os gestores municipais já podem realizar compras públicas conforme a nova lei de licitações (14.133/21).
Os entes municipais também dispõem de ferramenta para pesquisa de preços e gestão da ata de registro de preços dos modelos padronizados de minutas de licitações e contratos da Advocacia-Geral da União (AGU).
Fonte: Portal de Compras do Governo Federal