Nova funcionalidade simplifica o acesso às licitações, amplia a participação de fornecedores e torna o setor de compras públicas mais moderno e eficiente
A partir desta terça-feira (27/1), o aplicativo do sistema Compras.gov.br passa a permitir o cadastro de propostas para pregões eletrônicos, concorrências eletrônicas e concursos. A funcionalidade é lançada pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), por meio da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística de Logística (DELOG), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A novidade beneficia especialmente os pequenos fornecedores, que muitas vezes utilizam o celular como principal ferramenta ao negociar bens e serviços com o governo. Ao permitir o envio de propostas diretamente pelo aplicativo, o Compras.gov.br contribui para ampliar a competitividade, aumentar o número de empresas participantes das licitações e tornar o processo de compras públicas mais inclusivo e democrático.
Evolução contínua do aplicativo
Antes dessa atualização, o aplicativo já disponibilizava funcionalidades importantes, como filtros de busca personalizáveis, notificações sobre oportunidades de contratação, acesso a mensagens, interação com órgãos públicos nas fases de julgamento e habilitação, credenciamento ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e o envio de propostas e lances para dispensas eletrônicas.
Desde o lançamento da versão móvel, em 2019, o objetivo é oferecer uma navegação simples e intuitiva, trazendo mais rapidez e praticidade para a rotina dos licitantes. Com a inclusão do cadastro de propostas para outras modalidades além da dispensa eletrônica, o MGI avança nesse objetivo ao disponibilizar no celular serviços que antes estavam limitados à plataforma web.
Segurança e confiabilidade
A ferramenta também conta com integração à conta Gov.br e opção de autenticação por biometria, garantindo mais segurança e confiabilidade. Além disso, o aplicativo segue os padrões adotados pelos serviços digitais do governo federal, que incluem autenticação segura, proteção de dados pessoais, acessibilidade, transparência dos processos e a entrega de uma experiência digital simples para o cidadão.
Com essa iniciativa, a Seges/MGI reafirma o compromisso de democratizar o acesso às compras públicas, melhorar a experiência dos usuários e promover um serviço aos cidadãos mais moderno, eficiente e voltado às necessidades da sociedade.
Fonte: Portal de Compras do Governo Federal








