Acordos com a Google e Suse Software Solutions engloba, ao todo, mais de 500 produtos de software nos novos catálogos preços máximos. Objetivo é racionalizar os gastos públicos, ampliar a gama de soluções disponíveis para os órgãos públicos e reduzir a burocracia na aquisição de softwares
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), dois novos acordos corporativos com empresas de tecnologia para reduzir a assimetria de informações nas contratações realizadas pelos mais de 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). A medida terá validade em futuros contratos de soluções dos fabricantes Google Workspace e Suse Software Solutions Brasil, com descontos médios de 20% em relação a preços de acordos internacionais.
A iniciativa do MGI é semelhante à praticada com outros grandes fabricantes da área de tecnologia, como Microsoft, Esri e Qlik. O objetivo é a padronização nas licitações na área de tecnologia, mas não implica na aquisição dos produtos e nem na dispensa de licitações. “Nosso objetivo é trazer mais efetividade no gasto público, provendo mais celeridade e qualidade nas contratações de softwares, com impacto direto em economia aos cofres públicos”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Ao todo, são 500 produtos de software incluídos nos novos catálogos.
Com as atualizações dos licenciamentos do Google Workspace, o novo catálogo passa a contar com produtos com Inteligência Artificial (IA) nativa nos principais licenciamentos. Além do Governo do Brasil, órgãos de outros poderes e demais entes federados também podem aderir e reduzir seus custos em futuras contratações das soluções listadas no acordo.
Já o catálogo de produtos da Suse apresenta um portifólio diversificado de ferramentas. O portifólio abrange soluções para Sistemas Operacionais, Segurança, Gerenciamento e Automação, de forma a possibilitar a otimização dos recursos e melhorar a entrega de serviços públicos.
Catálogos
Além do novo catálogo para produtos da Google, o ministério também divulga os demais catálogos na plataforma GOV.BR. Todas as publicações contam com o limite de preços a serem praticados e observados em licitações dos órgãos da administração pública federal na área de tecnologia.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








