Texto traz um panorama da estrutura organizacional e das medidas destinadas à prevenção de desvios éticos, irregularidades e corrupção na pasta
O Programa de Integridade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Pró-Integridade, tem agora documentado um Plano de Ações para o biênio 2023-2024. No texto, estão as medidas destinadas ao esforço de prevenir, detectar, corrigir e remediar irregularidades administrativas, desvios éticos e quaisquer comportamentos que ofendam os valores declarados pela pasta, em favor da construção de ambientes de trabalhos saudáveis a todas as pessoas, com respeito ao trabalho digno, à diversidade e à sustentabilidade.
O Plano, descrito em 43 páginas, vai além de ser um elemento concreto do Programa Pró-Integridade. Como bem destaca a ministra da Gestão, Esther Dweck, o Plano é “o compromisso das instâncias de governança, das lideranças e do corpo de servidores do MGI. O propósito último de cada iniciativa do Plano é operacionalizar as entregas, com inequívoco compromisso com a integridade e a ética”.
Na mesma linha, a secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, ressalta que no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, “a integridade é um valor fundamental, regente, orientador dos compromissos e dos processos de trabalho”.
Ao acessar o conteúdo do Plano, disponibilizado na página do programa no Portal do MGI, o leitor encontrará, de forma organizada, em um sumário, tópicos em que são detalhados, por exemplo, a Estrutura Organizacional do MGI, o Programa de Integridade, as Instâncias Pró-Integridade, Comunicação e Engajamento e Gestão de Risco à Integridade no Minsitério.
Pró-Integridade
Lançado em maio de 2023, o Pró-Integridade tem a finalidade de implementar um conjunto de práticas e mecanismos institucionais para prevenir, detectar e corrigir posturas ofensivas à diversidade, desvios éticos, irregularidades, fraude e corrupção.
Além de contribuir para a prevenção e a mitigação de vulnerabilidades associadas a riscos de desvios éticos, irregularidades e corrupção, o Programa de Integridade do MGI promove a diversidade junto a servidores e servidoras por meio de conceitos, fundamentos, processos de letramento a respeito de condutas sexistas, racistas, capacitistas ou que conduzam a outras formas de discriminação e assédio.
Com o Pró-Integridade, a pasta da Gestão atua na promoção do compartilhamento de boas práticas com órgãos, entidades, fundações, autarquias e demais partes interessadas para o aprimoramento da gestão do risco à integridade nas organizações públicas.
Confira o Plano de Ações do Programa Pró-Integridade para o biênio 2023-2024.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos