Medida faz parte das iniciativas do ministério para padronizar as licitações da área de tecnologia. Acordo com a Esri garante descontos para o governo em mais de 600 produtos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta terça-feira (1º/10), a renovação do acordo corporativo com a Esri, que prevê a redução em 24% nos preços de mais de 600 produtos de software. A Esri é uma empresa de software de mapeamento de sistema de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e tecnologia de análise espacial. A medida tem validade para os cerca de 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
Segundo o Secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, a medida tem o objetivo de padronizar as licitações para aquisição de tecnologias de geoprocessamento para os órgãos integrantes do SISP. “Esses acordos corporativos com os grandes fabricantes de softwares buscam reduzir os custos na aquisição dos softwares mais demandados pela Administração Pública”, explicou.
Os principais produtos abrangidos por esse acordo incluem ferramentas e tecnologias de análise e gestão de dados espaciais, incorporados na plataforma ArcGIS, tanto no modelo de uso online quanto no baseado em servidor. “Outro objetivo deste acordo é trazer mais celeridade para o acesso a esses recursos tecnológicos, de forma a agilizar a implementação das políticas públicas”, complementou Mascarenhas.
Como ocorre a redução
Depois de assinar os acordos, o governo publica na plataforma GOV.BR os catálogos com o limite de preços máximos a serem praticados em licitações dos órgãos do SISP da Administração Pública Federal na área de tecnologia. Todos os órgãos precisam observar esse limite máximo.
Mais informações sobre os acordos entre o governo federal e grandes fabricantes de software estão disponíveis no GOV.BR.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos