Objetivo é aprimorar modelo de contratação centralizada de serviços móveis e gestão de dispositivos, com foco em eficiência, padronização e economicidade
A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta quarta-feira (28/5), a consulta pública nº 7/2025 para receber contribuições sobre a contratação centralizada de Serviço Móvel Pessoal (SMP), gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, do inglês Mobile Device Management) e fornecimento de aparelhos em comodato destinados a órgãos da Administração Pública. As sugestões podem ser enviadas até o dia 10 de junho pela plataforma Participa +Brasil.
O objetivo da consulta pública é ouvir a sociedade, os fornecedores e os órgãos públicos sobre as soluções tecnológicas e as condições previstas no processo, que busca ampliar a eficiência, a padronização e a economicidade nas contratações de serviços de telefonia móvel e na gestão dos dispositivos. A proposta inclui tanto os serviços de voz e internet móvel quanto a gestão dos dispositivos por meio de software especializado.
A contratação será estruturada por meio de sistema de registro de preços e contempla o fornecimento de equipamentos móveis — como smartphones e tablets — em regime de comodato, além da oferta de serviços de conectividade e de gestão remota dos dispositivos. A solução deverá atender às necessidades específicas de órgãos públicos de diferentes perfis e portes, com cobertura nacional, incluindo áreas urbanas e rurais, além de pacotes de dados internacionais.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos