Solução tecnológica utilizará fornecedores credenciados para otimizar compras públicas de materiais de saúde
A Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu, nesta sexta-feira (20/9), a Consulta Pública nº 3/2024. O objetivo é receber sugestões e opiniões da sociedade sobre a tecnologia que será adotada no Projeto Farmácia Virtual, solução que será licitada pela pasta para facilitar o processo de compras públicas de materiais médico-hospitalares, odontológicos, medicamentos e dietas enterais (alimentação por sonda).
Com a implantação prevista para 2025, o Projeto Farmácia Virtual consiste no desenvolvimento piloto de solução tecnológica que viabilizará o cadastramento de fornecedores credenciados para a aquisição sob demanda, de forma ágil e transparente, de mais de 6 mil itens de saúde por cerca de 100 unidades executoras. Entre as finalidades da ferramenta, destacam-se melhorar a gestão de estoque dos produtos, evitar desperdícios e promover a aplicação mais eficiente e responsável dos recursos públicos.
Serão beneficiadas com a plataforma 63 Organizações Militares de Saúde do Exército, 33 Organizações de Saúde da Força Aérea Brasileira e cinco penitenciárias federais ligadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que são unidades parceiras do MGI nesse projeto, que tem possibilidade de ser expandido futuramente.
Além da consulta, a Central de Compras realizará sessão pública no dia 02 de outubro, das 10h às 11h, direto do auditório térreo do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com transmissão pelo canal do MGI no YouTube.
Os interessados em participar da consulta pública poderão enviar suas contribuições acessando a plataforma PARTICIPA+BRASIL, disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-n-3-2024-projeto-farmacia-virtual de 20 de setembro a 04 de outubro de 2024.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos