Assinatura GOV.BR, Programa de Gestão e Desempenho e Processo Eletrônico Nacional estão entre as áreas de cooperação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reuniu vinte e cinco secretários de Administração estaduais e membros de suas equipes na tarde desta quarta-feira (2/8), na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, para debater as possíveis parcerias entre a pasta e os governos estaduais. É a primeira vez que o MGI reúne os secretários estaduais de Gestão na capital federal.
No encontro, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que é também secretário de Administração e Gestão do Amazonas, Fabrício Barbosa, entregou à ministra da Gestão, Esther Dweck, documento aprovado pelo Consad com demandas, propostas e visão dos estados sobre temas relacionados à gestão de pessoas.
O Ministério da Gestão apresentou aos estados diversas soluções, incluído o apoio para a implantação da carteira de identidade nacional e para a expansão da assinatura digital do GOV.BR e do Processo Eletrônico Nacional, além de parcerias nas áreas de compras e transferências para uso dos sistemas governamentais federais pelos estados.
Além dessas soluções estão entre as áreas com potencial de convergências para o aprofundamento de parcerias: gestão de pessoas, governo digital, gestão e inovação, e transformação do estado. O encontro, que teve o apoio do Consad, foi realizado no mesmo dia (2/8) do lançamento oficial da rodada de construção conjunta da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) pelo Ministério da Gestão e os governos estaduais e municipais.
Pelo MGI, o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., e o secretário extraordinário para a Transformação do Estado, Francisco Gaetani, apresentaram aos secretários estaduais as propostas, com a visão do governo federal, sobre Reforma Administrativa.
O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, apresentou a estrutura e prioridades da secretaria, detalhando as atribuições de cada diretoria e as potenciais áreas de parcerias com os governos estaduais. O secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, e os diretores da secretaria também detalharam o campo de atuação de cada diretoria para evidenciar os possíveis setores de cooperação entre o governo federal e os governos estaduais.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos