A licitação irá incluir soluções da Microsoft e Google; prazo para a manifestação de interesse vai até 21 de fevereiro.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI), lançou, nesta sexta-feira (7/2), a Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 03/2025 para a contratação centralizada de licenças de softwares de suíte de escritório. A futura licitação será realizada por meio de 10 grupos e 74 itens, abrangendo licenças tanto para uso corporativo quanto educacional das soluções Microsoft Office 365 e Google Workspace, com integração de Inteligência Artificial (IA).
A integração das licenças com IA visa modernizar o ambiente de trabalho no serviço público ao otimizar processos e proporcionar mais eficiência na gestão e execução de tarefas administrativas. A contratação centralizada também facilita o processo de aquisição e assegura que os órgãos tenham acesso às ferramentas mais avançadas de forma simplificada.
A iniciativa deve gerar uma economia significativa para os órgãos participantes, nas esferas federal, estadual ou municipal. A previsão inicial de redução de custos é da ordem de R$ 65 milhões, e o processo, além de garantir a aquisição das licenças de forma eficiente e econômica, vai proporcionar um acesso mais amplo e unificado a essas ferramentas consideradas essenciais para o serviço na administração pública.
A abertura da IRP visa ampliar a adesão de órgãos e entidades públicos para assim alcançar uma demanda expressiva na padronização do uso de softwares de produtividade. Os interessados poderão registrar suas intenções de adesão à contratação até o dia 21 de fevereiro, conforme as informações disponíveis no portal www.compras.gov.br.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos