Encontro capacita e integra profissionais de licitação com foco na seleção de fornecedores e melhorias no processo de compra
Brasília (DF) – Em uma iniciativa inédita, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou na última semana de maio o primeiro encontro nacional dedicado à área de compras e licitações da rede. O evento, intitulado “Licitação em Conexão – Capacitação e Aperfeiçoamento em Compras e Licitações” reafirma o compromisso da estatal com a qualificação técnica, a eficiência nos processos administrativos e a valorização dos profissionais que atuam diretamente com aquisições públicas.
Representando o Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFT/Ebserh), o chefe da Unidade de Licitações e Contratos, Felipe Cunha de Lírio, participou presencialmente da programação em Brasília, ao lado dos representantes de todos os demais hospitais da Rede Ebserh. Segundo Felipe Lírio, a participação no evento foi uma experiência enriquecedora e estratégica para o aprimoramento dos processos internos da unidade:
“Participar do ‘Licitação em Conexão’ foi uma oportunidade importante para aprimorar nossos conhecimentos e práticas na área de compras e contratações públicas. Eventos como este são essenciais para garantir maior eficiência, segurança jurídica e transparência nos processos licitatórios, além de padronizar procedimentos e fortalecer a atuação dos profissionais. Esse tipo de capacitação impacta diretamente na qualidade e agilidade das aquisições realizadas pelo hospital”, ressaltou.
De acordo com a diretora de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Odete Gialdi. os debates tiveram foco na seleção do fornecedor. A ideia foi refletir sobre como ganhar mais segurança, qualidade e eficiência na Rede Ebserh. Ela explica que os participantes, no retorno aos hospitais, terão a tarefa de multiplicar os conhecimentos adquiridos.
“Nesse treinamento, vamos buscar o feedback com os participantes sobre as medidas que a Ebserh pode adotar de forma permanente para que o processo de trabalho seja vivo, dinâmico e rico, que traga realização para os envolvidos e traga benefícios para os HUs, a nossa rede, e a construção de uma política de saúde e ensino com mais qualidade e eficiência”, completou Gialdi.
Para o superintendente do HDT, Missael Lima, a participação no encontro reforça o compromisso institucional com a excelência na gestão pública: “A presença de um servidor do HDT nesse encontro representa o comprometimento do hospital com a profissionalização contínua de suas equipes e com a adoção de práticas inovadoras, alinhadas aos princípios da administração pública”, destacou.
O evento ocorreu de maneira híbrida e promoveu a integração entre as equipes de compras e licitações da Rede Ebserh de todo o país, além de oferecer capacitação técnica aos profissionais da instituição. O encontro contou com um representante de cada unidade hospitalar vinculada à Rede presencialmente em Brasília.
Saiba mais:
O Licitação em Conexão foi composto por palestras conduzidas por membros da Ebserh, da Advocacia-Geral da União (AGU), além de uma atividade formativa. A programação trouxe discussões de temas gerais, tendo como exemplos “Fraudes na habilitação de licitantes: riscos e controles” e “Análise dos impedimentos diretos e indiretos de licitantes”. No encontro, também foram debatidos temas específicos como “O Novo Regulamento de Compras e Contratos da Ebserh: Desafios, Mudanças e Oportunidades”.
Outro destaque da programação foi a “Formação de agentes de licitação e equipes de apoio: Teoria e prática em contratações eletrônicas com simulações na plataforma Compras.gov.br”, conduzida pelo especialista em licitações e contratos, docente, articulista e membro ativo da Comunidade do Núcleo de Apoio aos Compradores Públicos (Nelca) e do Instituto Nacional da Contratação Pública (INCP), Ronaldo Corrêa.
Sobre a Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares